O currículo de Ciência da Informação
Keywords:
Ciência da Informação. Ensino de Ciência da Informação. Programas de curso.Abstract
Informação significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Ciência da Informação também já foi definida de várias formas. Ela é interdisciplinar, abrangendo todos os fenômenos envolvidos na transferência da informação, do produtor ao consumidor. O ciclo de transferência da informação tem três componentes principais: usuários, distribuidores primários e distribuidores secundários. O currículo de Ciência da Informação precisa lidar com todos esses componentes, porque eles interagem e o conhecimento dessa interação é importante para a concepção e administração de sistemas eficientes de informação. Em outra concepção do ciclo da informação, duas áreas - administração e métodos de pesquisa - se sobrepõem ao currículo, influenciando todos os seus componentes. Nove áreas de estudo compõem a essência do currículo, enquanto tópicos como automação, recuperação da informação, análise de sistemas, avaliação, bibliometria e aspectos históricos permeiam todos os assuntos sem, no entanto, constituírem disciplinas isoladas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 1989 Revista de Biblioteconomia de Brasília
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.