Methodology for the evaluation of recommended bibliography in Library Science syllabuses
Keywords:
Ensino de Biblioteconomia. Bibliografias. Avaliação. Programas de curso. Referências bibliográficas. Meios auxiliares de ensino.Abstract
Propõe-se uma metodologia para a avaliação das necessidades de material de ensino/aprendizado em Biblioteconomia e Ciência da Informação, através da identificação de áreas específicas de assuntos que não possuem cobertura adequada na literatura brasileira. A bibliografia utilizada por 26 escolas de Biblioteconomia foi agrupada em 39 tópicos de disciplinas e processada de acordo com a frequência de variáveis como: citação, país de origem do autor, língua, data da publicação, tipo de material, etc. Foi estabelecido um Índice de Cobertura Satisfatória (ICS), atribuindo uma escala de valores a cada tópico de disciplina, de acordo com a ordem das variáveis analisadas dentro da cobertura. Através desta metodologia é possível identificar quais são os assuntos prioritários para a produção de materiais de ensino/aprendizagem, preenchendo lacunas da literatura brasileira especializada em Biblioteconomia e Ciência da Informação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 1988 Revista de Biblioteconomia de Brasília
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.