Metodologia para avaliação de material didático da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação a nível de graduação

Autores

  • Nice Figueiredo
  • Michel Menou

Palavras-chave:

Ensino de Biblioteconomia. Bibliografias. Avaliação. Programas de curso. Referências bibliográficas. Meios auxiliares de ensino.

Resumo

Propõe-se uma metodologia para a avaliação das necessidades de material de ensino/aprendizado em Biblioteconomia e Ciência da Informação, através da identificação de áreas específicas de assuntos que não possuem cobertura adequada na literatura brasileira. A bibliografia utilizada por 26 escolas de Biblioteconomia foi agrupada em 39 tópicos de disciplinas e processada de acordo com a frequência de variáveis como: citação, país de origem do autor, língua, data da publicação, tipo de material, etc. Foi estabelecido um Índice de Cobertura Satisfatória (ICS), atribuindo uma escala de valores a cada tópico de disciplina, de acordo com a ordem das variáveis analisadas dentro da cobertura. Através desta metodologia é possível identificar quais são os assuntos prioritários para a produção de materiais de ensino/aprendizagem, preenchendo lacunas da literatura brasileira especializada em Biblioteconomia e Ciência da Informação.

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Publicado

1988-01-01

Como Citar

Figueiredo, N., & Menou, M. (1988). Metodologia para avaliação de material didático da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação a nível de graduação. Revista De Biblioteconomia De Brasília, 16(1), 33–44. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/rbbsb/article/view/44434

Edição

Seção

Artigos