Metodologia para avaliação de material didático da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação a nível de graduação
Palavras-chave:
Ensino de Biblioteconomia. Bibliografias. Avaliação. Programas de curso. Referências bibliográficas. Meios auxiliares de ensino.Resumo
Propõe-se uma metodologia para a avaliação das necessidades de material de ensino/aprendizado em Biblioteconomia e Ciência da Informação, através da identificação de áreas específicas de assuntos que não possuem cobertura adequada na literatura brasileira. A bibliografia utilizada por 26 escolas de Biblioteconomia foi agrupada em 39 tópicos de disciplinas e processada de acordo com a frequência de variáveis como: citação, país de origem do autor, língua, data da publicação, tipo de material, etc. Foi estabelecido um Índice de Cobertura Satisfatória (ICS), atribuindo uma escala de valores a cada tópico de disciplina, de acordo com a ordem das variáveis analisadas dentro da cobertura. Através desta metodologia é possível identificar quais são os assuntos prioritários para a produção de materiais de ensino/aprendizagem, preenchendo lacunas da literatura brasileira especializada em Biblioteconomia e Ciência da Informação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1988 Revista de Biblioteconomia de Brasília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.