O interesse da vida animal em si mesma como valoração ética para uma bioética ambiental
DOI :
https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24725Mots-clés :
Ontologia da vida. Bioética ambiental. Ética animal. Hans Jonas.Résumé
O tema central deste trabalho é valoração ética do interesse animal em sua própria existência. Desse modo, o objetivo da pesquisa é analisar até que ponto o interesse do animal não humano pela sua vida é suficiente para servir como um parâmetro, a fim de estabelecer limites éticos que orientem a reflexão bioética no que concerne a relação humanos/animais. Método: Em nossa revisão narrativa percorremos diversas obras sobre o tema, mas utilizamos com acentuada ênfase as teorias do filósofo alemão Hans Jonas situadas principalmente nos textos “O Princípio Vida”, “O Princípio Responsabilidade” e “On suffering”.
Téléchargements
Références
DARWIN, Charles. A origem das espécies: a origem das espécies por meio da seleção natural ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida. São Paulo: Martin Claret, 2014.
JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.
JONAS, Hans. O princípio vida: fundamentos para uma biologia filosófica. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
JONAS, Hans.On Suffering. In: La rassegna mensile di Israel. v.79, n.1-2, jan-ago, 2012b. p. 22-30.
THOMAS, Keith.O homem e o mundo natural: mudanças de atitudes em relação à s plantas e aos animais (1500 ”“ 1800). São Paulo: Companhia Das Letras, 2010.