Vulnerabilidade social e proteção - um olhar a partir da bioética de intervenção
DOI :
https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24127Mots-clés :
Vulnerabilidade Social. Proteção. Bioética de Intervenção.Résumé
A abordagem acerca da vulnerabilidade tem sido desenvolvida de diferentes formas ao redor do mundo. Na América Latina está intimamente relacionada com sua dimensão social, pontuando que as diferenças socioeconômicas influenciam diretamente no modo como algumas pessoas estarão vulneráveis em maior ou menor grau. Neste sentido, faz-se necessário que o Estado atue como agente protetor de seus cidadãos, a fim de reduzir tais situações. O presente trabalho trata das temáticas da vulnerabilidade e proteção analisando os deveres do Estado para com as pessoas. Adota como método de investigação, o levantamento, sistematização e análise de artigos científicos acerca de tais conceitos, avaliando, ao final, quais as possíveis contribuições da Bioética de Intervenção (BI) na compreensão de tal realidade. Importante esclarecer que a BI é uma vertente da bioética desenvolvida a partir da realidade latino-americana. Ela possui viés crítico e politizado quanto à s questões de cunho biotecnocientífico, sanitário e social inerentes à vida.
Téléchargements
Références
CUNHA, T.; GARRAFA, V. Vulnerability: a key principle for global bioethics?. Cambridge Quarterly of Healthcare Ethics, v. 25, n. 2, p. 197-208, 2016.
FREIRE, PAULO. Pedagogia do oprimido. 17ª. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, v. 3, 1987. Garrafa, V. Da bioética de princípios a uma bioética interventiva. Revista Bioética; 2005, 13(1), pp. 125-134.
NASCIMENTO, W. F. DO; MARTORELL, L. B. A bioética de intervenção em contextos descoloniais. Revista Bioética; 2013; 21(3), pp. 423-431.
PALMA A, MATTOS UAO. Contribuições da ciência pós-normal à saúde pública e a questão da vulnerabilidade social. Hist Ciênc Saúde Manguinhos. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v8n3/7645.pdf . Acesso em 21 set 2018.