Bioética, saúde e meio ambiente: Parâmetros curriculares nacionais e temas transversais

Autores/as

  • Leonardo Sant’Anna da Silva Universidade de Brasília
  • José Roque Junges Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v7i1-4.7815

Palabras clave:

Bioética. Saúde. Meio ambiente. Ensino fundamental e médio.

Resumen

A bioética é um campo de discussão transdisciplinar que possibilita a integração de saberes. Por meio de suas temáticas podemos envolver os temas saúde e meioambiente. Com esta integração a bioética permite uma avançada reflexão que pode serlevada para escolas de ensino fundamental e médio gerando importantes instrumentos para os sujeitos envolvidos. Mas deve-se alertar que o ensino dogmático não é capaz de abarcar estas discussões, pois a bioética está intrinsicamente ligada à reflexão autônoma. Este artigo propõe-se a articular questões bioéticas para alunos cursando o ensino fundamental e médio propondo como plano de fundo a proposta interdisciplinar dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonardo Sant’Anna da Silva, Universidade de Brasília

Cátedra Unesco de Bioética (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil.

José Roque Junges, Universidade de Brasília

Cátedra Unesco de Bioética (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Citas

Schramm FR. A bioética, seu desenvolvimento e importância para as ciências da vida e da saúde. Revista Brasileira de Cancerologia. 2002; 48(4):609-615.

Costa SIF, Garrafa V, Oselka GW, organizadores. Iniciação à bioética. Brasília: Conselho Federal de Medicina; 1998.

Junges JR, Zoboli ELCP. Bioética e Saúde Coletiva: convergências epistemológicas. Cienc. saúde coletiva. 2012; 17(4):1049-1060.

Pires JR, Garrafa V. Educação: nova fronteira da bioética. Ciênc. saúde coletiva. 2011; 16 Supl.1: 735-45.

Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra; 1996.

Brasil. Ministério da educação e do desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC/SEF; 1997.

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Temas Transversais ”“ Saúde. Brasília: MEC/SEF; 1997.

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Temas Transversais ”“ Meio ambiente. Brasília: MEC/SEF; 1997.

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Temas Transversais ”“ Ética, pluralidade cultural e orientação sexual. Brasília: MEC/SEF; 1997.

Neri D. Filosofia Moral - Manual introdutivo. São Paulo: Edições Loyola; 2004.

Zagury T. O adolescente por ele mesmo. 9 ed. São Paulo: Record; 2006.

Siqueira JE. Verbetes: Educación en bioética. In: Tealdi JC, organizador. Dicionario Latino-Americano de Bioética. Buenos Aires, 2006.

Garrafa V. Introdução à Bioética. Revista do Hospital Universitário UFMA. 2005; 6(2):9-13.

Cruz MR, Trindade ES. Bioética de Intervenção ”“ uma proposta epistemológica e uma necessidade para sociedades com grupos sociais vulneráveis. Revista Brasileira de Bioética. 2006; 2(4):483-500.

Morin E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. São Paulo/Brasília: Cortez/Unesco; 2000.

Gadotti M. Cidadania planetária: Pontos para a reflexão. Conferência Continental das Américas para a Carta da Terra; 1998 Nov. 30 ”“ Dez. 3; Cuiabá, Mato Grosso.

Siqueira JE. Ética e Tecnociência: Uma abordagem segundo o princípio da responsabilidade de Hans Jonas. Londrina: EdUEL, 1998.

Jonas H. O principio vida: fundamentos para uma biologia filosófica. Petrópolis: Vozes; 2004.

Guzzo RSL. Saúde psicológica, sucesso escolar e eficácia na escola: desafios do novo milênio para a psicologia escolar. In: Del Prette ZAP, organizador. Psicologia escolar e educacional: saúde qualidade de vida. Campinas: Alínea, 2003.

Almeida FN, Juca V. Saúde como ausência de doença: crítica à teoria funcionalista de Christopher Boorse. Ciênc. saúde coletiva. 2002; 7(4):879-89.

Munoz SAI, Bertolozzi MR. Pode o conceito de vulnerabilidade apoiar a construção do conhecimento em Saúde Coletiva? Ciênc. saúde coletiva. 2007; 12(2): 319-24.

Rocha CRM, Ferriani MGC, Souza MSS. O acompanhamento do adolescente na escola. In: Ramos FRS, organizador. Adolescer: compreender, atuar, acolher. Brasília: ABEn; 2001.

Lopes NAA. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. J. Pediatr. 2005; 81 Supl.5:164-172.

Lepargneur H. Promoção da humanidade futura: enhancement. Revista Bioétikos. 2010; 4(3):310-314.

Cómo citar

Sant’Anna da Silva, L., & Roque Junges, J. (2011). Bioética, saúde e meio ambiente: Parâmetros curriculares nacionais e temas transversais. Revista Brasileira De Bioética, 7(1-4), 47–58. https://doi.org/10.26512/rbb.v7i1-4.7815

Número

Sección

Artigos de Atualização