Itinerários terapêuticos de doentes crônicos: desafios da integralidade e o cuidar ético na saúde
DOI:
https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24731Keywords:
Itinerários terapêuticos. Condição crônica. Integralidade em saúde. Bioética.Abstract
As condições crônicas representam uma preocupação no campo da saúde pública devido a sua alta prevalência entre as populações. A condição crônica é vivida pelo indivíduo acometido e por sua família e afeta o modo de viver de ambos. A partir do gerenciamento do cuidado o indivíduo e sua família traçam itinerários terapêuticos em busca de sustentação para conviver com o adoecimento crônico. O objetivo do presente estudo é analisar o itinerário terapêutico de um indivíduo acometido por condição crônica e identificar como se deu a busca por cuidados. Método: Este estudo é um recorte de um projeto maior chamado "Problemas e desafios éticos nas Redes de Atenção à Saúde no acompanhamento de doentes crônicos: estudo cartográfico” e utilizou pesquisa de cunho qualitativo com análise de conteúdo para abordar os itinerários terapêuticos.
Downloads
References
BELLATO, R; ARAUJO, LFSD; FARIA, APSD; COSTA, ALRCD; MARUYAMA, SAT. Itinerários terapêuticos de famílias e redes para o cuidado na condição crônica: alguns pressupostos. In: Pinheiro R, Martins PH, organizadores Avaliação em saúde na perspectiva do usuário: abordagem multicêntrica. Rio de Janeiro: Editora Universitária UFPE; 2009. p. 187-214.
JUNGES, JR; ZOBOLI, ELCP. Bioética e saúde coletiva: convergências epistemológicas. Cienc Saude Colet 2012; 17(4):1049-1060.
MENDES, EV. As redes de atenção à saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; 2011.