A VULNERABILIDADE E O PACIENTE DA CLÍNICA ODONTOLÓGICA DE ENSINO

Autores

  • Evelise Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marta Verdi Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v1i2.8071

Palavras-chave:

Vulnerabilidade. Odontologia. Bioética. Clínicas odontológicas de ensino.

Resumo

As clínicas odontológicas de ensino são instituições de assistência que prestam atendimento com profissionais ainda em formação. Esta situação propicia o surgimento de conflitos e dilemas, principalmente porque a maioria das pessoas que procuram atendimento busca atenção odontológica especializada, que não é fornecida pela rede pública. Com o objetivo de identificar as questões éticas que permeiam o atendimento a pacientes em uma clínica odontológica de ensino, realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório descritivo com 10 professores do curso de odontologia de uma universidade pública federal. Foram investigadas as rotinas de acesso ao serviço e ao atendimento, marcados por situações peculiares, nas quais se percebe que as pessoas em busca de tratamento tornam-se freqüentemente vulneráveis, sofrendo, em decorrência, desrespeito em sua autonomia, como pacientes, cidadãos e seres humanos. Este artigo pretende chamar a atenção da classe acadêmica para o problema e reforçar a responsabilidade de todo o corpo docente dos cursos de odontologia na formação da competência ética dos futuros profissionais, bem como de sua postura frente aos pacientes atendidos nas clínicas de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evelise Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Florianópolis/SC, Brasil.

Marta Verdi, Universidade Federal de Santa Catarina

Florianópolis/SC, Brasil.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Edições 70. 1977.

BELLINO, F. Fundamentos da bioética. Aspectos antropológicos, ontológicos e morais. Bauru, EDUSC. 1997.

BEAUCHAMP, T. & CHILDRESS, J. Princípios da ética biomédica. São Paulo, Ed. Loyola. 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Normas para Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (Res. CNS 196/ 96 e outras) Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA, ano 12, n. 61, jul-ago., Rio de Janeiro. 2004.

CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA, ano 12, n. 62, set-out., Rio de Janeiro. 2004.

DINIZ, D. A vulnerabilidade na bioética. In: COSTA, S. I. & DINIZ, D. (Orgs.). Bioética: ensaios. Brasília: Letras Livres: 27-32, 2001.

FORTES, A. P de C. Ética e saúde. São Paulo, EPU, 1a reimpressão, 2002.

FOUCAULT, M. El nacimiento de la clínica. México, Siglo XXI. 1987.

KOTTOW, M. Bioética e política de recursos em saúde. In: GARRAFA, V. & COSTA, S. I. F. (Orgs.). A bioética no século XXI. Brasília, Editora Universidade de

Brasília: 67-75. 2000.

TRINDADE, O. & RAMOS, D. Análise das rotinas adotadas nos serviços de triagem de instituições de ensino odontológico para atendimento e

encaminhamento de pacientes: aspectos éticos. Revista da Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia da USP, São Paulo, Universidade de São Paulo, 6: 291-297.1999.

WORLD MEDICAL ASSOCIATION. Declaration of Helsinki, Paragraph 2, 2000. ZOBOLI, E.L. C. P. & FRACOLLI, L. A. Vulnerabilidade do sujeito de pesquisa.

Cadernos de Ética em Pesquisa, Brasília, Ano IV(8): 20-21. 2001.

VAN DAM, S. & WELIE, J. Requirement-driven dental education and the patient’s right to informed consent. Journal of American College Dentistry, 68(3):40-47, 2001.

Downloads

Como Citar

Gonçalves, E., & Verdi, M. (2005). A VULNERABILIDADE E O PACIENTE DA CLÍNICA ODONTOLÓGICA DE ENSINO. Revista Brasileira De Bioética, 1(2), 195–205. https://doi.org/10.26512/rbb.v1i2.8071

Edição

Seção

Artigos Originais