Interlocuções das associações de pacientes com doenças raras, indústria farmacêutica e Estado, sob a reflexão da bioética de intervenção

Autores

  • Dalvina Benicio do Nascimento Universidade de Brasília
  • Natan Monsores Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26532

Palavras-chave:

Bioética, associações de pacientes,Doenças raras. Estado. Indústria farmacêutica.

Resumo

As pessoas com Doenças Raras (DR) diariamente enfrentam vários desafios relativos ao cuidado em saúde: enfretamento dos sintomas, dificuldades com diagnóstico e exames, falta de assistência multiprofissional e dificuldades no acesso aos medicamentos que necessitam. A baixa prevalência é aventada como pretexto para o desinteresse e o desconhecimento por parte de governos, do setor saúde, da indústria farmacêutica e da sociedade em geral. Mas estudos têm apontado o impacto social e sanitário destas doenças, que em conjunto, afetam cerca de 6% da população. O objetivo do presente estudo é discutir, fundamentado em preceitos bioéticos, quais são os conflitos que podem perpassar a interação entre associações de pacientes, indústria farmacêutica, academia e o Estado. Realizou-se pesquisa descritiva e exploratória cujos dados serão tratados e discutidos a partir dos marcos conceituais de abordagens latino-americanas da Bioética, que possibilitem avaliar o engajamento destes diferentes interlocutores no debate público sobre DR. Considerando que as poucas políticas de saúde são construídas com base nas práticas fundamentadas em evidências e com proposição utilitarista, e que há dinâmicas neoliberais na relação mercado-Estado que interferem fortemente na questão de acesso a tratamento, percebe-se que há fatores epistemológicos e políticos que dificultam a garantia de cuidados em saúde para pacientes com DR. Nesse cenário, as associações de pacientes constituem um aparelho social de apoio importante, garantindo advocacia em saúde e divulgação da realidade vivenciada pelos pacientes e suas famílias, envidando esforços para amenizar a realidade de exclusão que invade suas vidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalvina Benicio do Nascimento, Universidade de Brasília


Doutoranda da Cátedra UNESCO de Bioética da Universidade de Brasília. Programa Pós-graduação em Bioética ”“ UNB. 

Natan Monsores, Universidade de Brasília


Docente do Programa de Pós-graduação da Cátedra UNESCO de Bioética da Universidade de Brasília.

Referências

BARBOSA R.L.; PORTUGAL S. O Associativismo faz bem à saúde? O caso das doenças raras. Cien Saude Colet 2018, 23(2): 417-430.

PORTO D, GARRAFA V. Bioética de Intervenção: considerações sobre a economia de mercado. Bioética (CFM), 2005, 13 (1): 111-123.

PORTUGAL S. Para um começo de reflexão sobre o cuidado das doenças raras. In: Faria R. Dia mundial das doenças raras. Câmara dos Deputados, Brasília; 2013.

SARTORI JUNIOR D et al. Judicialização do acesso ao tratamento de doenças genéticas raras: a doença de Fabry no Rio Grande do Sul. Ciência & Saúde Coletiva, 2012; 17(10):2717-2728.

TEALDI JC (dir). Diccionario latinoamericano de bioética. Bogotá:Universidad Nacional de Colombia; 2008:182-252.

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Nascimento, D. B. do, & Monsores, N. (2019). Interlocuções das associações de pacientes com doenças raras, indústria farmacêutica e Estado, sob a reflexão da bioética de intervenção. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 109. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26532

Edição

Seção

Suplemento

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)