Autonomia e seus limites na vida pública

Autores

  • Neiva De Marchi Rede Metropolitana de Saúde
  • Milton Ravagnani Centro Universitário Ingá
  • Daniel Catto De Marchi Santa Casa de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26311

Palavras-chave:

Dignidade. Autonomia. Corpo social.

Resumo

Com a evolução do pensamento moderno, cada dia mais se cristaliza o entendimento de que nenhum direito é absoluto, nem mesmo os personalíssimos. Quando observamos os direitos relativizados quanto à honra, à imagem, à informação, à liberdade e até à vida, não é possível imaginar uma autonomia que seja ilimitada. A questão é saber o que pode limitar a autonomia de alguém. A tradição Iluminista assevera que deva existir a separação entre os á‚mbitos público e privado, Estado e Igreja, no intuito de preservar e respeitar a diferença funcional do corpo social, imprescindível para o funcionamento adequado das sociedades complexas, dotadas de um pluralismo de interesses, valores e crenças. Nesse sentido, resta entendermos se a autodeterminação se insere na ideia de que todo ser humano deve decidir e deliberar sobre si mesmo, não relevando se sua conduta pareça justa ou boa, ou se não são passíveis de julgamento as razões que levam, levaram ou levarão uma pessoa a pensar ou agir de determinada forma. A dignidade do outro se apresenta como limitadora de nossa autonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neiva De Marchi, Rede Metropolitana de Saúde


Psicóloga. Doutora em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo/SP. Preceptora da Residência Médica na Rede Metropolitana de Saúde, Sarandi/Paraná. 

Milton Ravagnani, Centro Universitário Ingá


Advogado, jornalista, docente do Curso de Direito do Centro Universitário Ingá, Maringá/Paraná. 

Daniel Catto De Marchi, Santa Casa de Maringá


Médico, residente em clínica geral da Santa Casa de Maringá/Paraná. 

Referências

GARRAFA, V.; PORTO, D. Intervention bioethics: a proposal for peripheral countries in a context of power and injustice. Bioethics, v. 17, n. 5-6, p. 399-416, 2003.

HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. A indústria cultural: o iluminismo como mistificação de massas. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

SCHNEEWIND, J. B. A invenção da autonomia. São Leopoldo: Editora Unisinos, 1999.

SEGRE, Marco; SILVA, Franklin Leopoldo; SCHRAMM, Fermin Roland. O Contexto Histórico, Semá‚ntico e Filosófico do Princípio de Autonomia. Revista Bioética, v. 6, n. 1, 2009.

SEN, Amartya. Desigualdade Reexaminada. Rio de Janeiro: Record, 2001.

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Marchi, N. D., Ravagnani, M., & Marchi, D. C. D. (2019). Autonomia e seus limites na vida pública. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 165. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26311

Edição

Seção

Suplemento