O paradoxo dos refugiados internos: mendicância e vulnerabilidade dos índios Caingangues no interior do Paraná

Autores

  • Milton Ravagnani Faculdade Autônoma de Direito
  • Carlos Eduardo Costa Faculdade Autônoma de Direito

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26817

Palavras-chave:

Refugiados. Vulnerabilidade. Direitos Humanos.

Resumo

Os caingangues (Kaingáng) formam um grupo étnico cuja história remonta a três mil anos em terras brasileiras. Do pouco resgate documental que se tem desse povo, pode-se afirmar que é uma população que sistematicamente se fez valer da migração para fugir de ameaças à sua integridade cultural e acabaram reduzidos a pouco mais de 20.000 indivíduos, distribuídos nos três Estados do Sul do país. Embora formalmente tenham a tutela do Estado, de fato é um grupo de abandonados internos. A consequência dessa incongruência é a ocupação das cidades próximas para a mendicância, caracterizando a supressão de seus direitos humanos, sendo vulnerados e expostos ao abandono do Estado. O Brasil, seguindo a Convenção de 51, desprezou as condições sociais que forçam a exclusão de determinados grupos. Sequer podem contar com o status de refugiados, que lhes concederia uma condição melhor da que atualmente dispõem. A supressão de seu direito a uma identidade cultural própria, representa a mitigação de seus direitos fundamentais que justificaria seu status de refugiado, mas a lei brasileira assim não os contempla. Partindo de uma pesquisa bibliográfica, este estudo utilizou-se da hermenêutica ricoeuriana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milton Ravagnani, Faculdade Autônoma de Direito


Advogado, jornalista, mestre em Direito da Personalidad pelo Centro Universitário Maringá, doutorando em Função Social do Direito Constituional pela Faculdade Autônoma de Direito/São Paulo; docente na Centro Universitário Ingá, Maringá/Paraná.

Carlos Eduardo Costa, Faculdade Autônoma de Direito


Advogado, doutorando em Função Social do Direito Constitucional pela Faculdade Autônoma de Direito/São
Paulo. Docente da Universidade Federal de Imperatriz do Maranhão, Brasil.

Referências

CARNIO, Henrique Garbellini. O Direito e a Política Entre a Obligatio e o Bando. Tese apresentada à banca examinadora da Pontifícia Universidade Católica de SãoPaulo como requisito parcial para obtenção do título de Doutor em Direito na área de Filosofia do Direito e do Estado. São Paulo, 2013.

GOODWIN-GILL, Guy, The Refugee in International Law. Disponível em: <http://global.oup.com/booksites/content/9780199207633/resources/annexe2>. Visitado em 19.09.2018.

HOLZHACKER, Vivian. Conceito de Refugiado no Direito Internacional, in Refugiados Ambientais. Editora da Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2018.

LAROQUE, Luis F.S; DA SILVA, Juciane B. Sehn. A História dos Kaingang da Terra Indígena Linha Glória, Estrela, Rio Grande do Sul, Brasil: Sentidos de Sua (re)Territorialidade. In: Soc. & Nat., Uberlândia, ano 24 n. 3, 435-448, set/dez. 2012.

TOMMASINO, Kimiye. A história dos Kaingáng na Bacia do Tibagi: uma sociedade Jê Meridional em movimento. Tese de doutoramento apresentada ao Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo: São Paulo, 1995.

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Ravagnani, M., & Costa, C. E. (2019). O paradoxo dos refugiados internos: mendicância e vulnerabilidade dos índios Caingangues no interior do Paraná. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 162. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.26817

Edição

Seção

Suplemento