Itinerários terapêuticos de doentes crônicos: desafios da integralidade e o cuidar ético na saúde

Autores

  • José Roque Junges Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Camila Nied Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24731

Palavras-chave:

Itinerários terapêuticos. Condição crônica. Integralidade em saúde. Bioética.

Resumo

As condições crônicas representam uma preocupação no campo da saúde pública devido a sua alta prevalência entre as populações. A condição crônica é vivida pelo indivíduo acometido e por sua família e afeta o modo de viver de ambos. A partir do gerenciamento do cuidado o indivíduo e sua família traçam itinerários terapêuticos em busca de sustentação para conviver com o adoecimento crônico. O objetivo do presente estudo é analisar o itinerário terapêutico de um indivíduo acometido por condição crônica e identificar como se deu a busca por cuidados. Método: Este estudo é um recorte de um projeto maior chamado "Problemas e desafios éticos nas Redes de Atenção à Saúde no acompanhamento de doentes crônicos: estudo cartográfico” e utilizou pesquisa de cunho qualitativo com análise de conteúdo para abordar os itinerários terapêuticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Roque Junges, Universidade do Vale do Rio dos Sinos


Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Vale do Rio dos Sinos ”“ São Leopoldo - Rio grande do Sul. 

Camila Nied, Universidade do Vale do Rio dos Sinos


Bolsista de Iniciação Cientifica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo - Rio Grande do Sul.

Referências

BELLATO, R; ARAUJO, LFSD; FARIA, APSD; COSTA, ALRCD; MARUYAMA, SAT. Itinerários terapêuticos de famílias e redes para o cuidado na condição crônica: alguns pressupostos. In: Pinheiro R, Martins PH, organizadores Avaliação em saúde na perspectiva do usuário: abordagem multicêntrica. Rio de Janeiro: Editora Universitária UFPE; 2009. p. 187-214.

JUNGES, JR; ZOBOLI, ELCP. Bioética e saúde coletiva: convergências epistemológicas. Cienc Saude Colet 2012; 17(4):1049-1060.

MENDES, EV. As redes de atenção à saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; 2011.

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Junges, J. R., & Nied, C. (2019). Itinerários terapêuticos de doentes crônicos: desafios da integralidade e o cuidar ético na saúde. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 74. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24731

Edição

Seção

Suplemento