Considerações críticas sobre o uso de solos com horizontes orgânicos em São José dos Ausentes, RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v18i4.50536

Palavras-chave:

Hístico, Degradação, Biodiversidade

Resumo

São José dos Ausentes, localizado a aproximadamente 1200 m de altitude, apresenta clima frio e úmido, favorecendo a gênese de solos com horizontes orgânicos. A paisagem dos Campos de Cima da Serra vem sofrendo alterações, com a implantação da agricultura. O uso agrícola desses solos, frágeis, pode levar ao seu desaparecimento com o tempo. Este trabalho objetivou identificarem-se as principais classes de solos com horizonte orgânico no município e como estão sendo utilizados. Identificaram-se em perfis abertos em barrancos as classes de solos com horizontes orgânicos. Com relação ao uso agrícola, os cultivos de brócolis e batata avançam por esses solos, que apresentam limitações ao uso, sendo a oxidação do material orgânico uma delas. Para agravamento do uso, esses solos ocorrem em relevos com declives expressivos, e as práticas de conservação do solo e água são pouco praticadas pelos produtores. Tais solos deveriam ser preservados de qualquer atividade agrícola que não seja a manutenção dos campos nativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Lunardi Neto, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente no departamento de Ciências Naturais e Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Manejo do Solo pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, Curitibanos, SC, Brasil.

Matheus Valmor Nunes Salib

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Rurais, campus de Curitibanos.

Referências

BOLDRINI, Ilsi., L. B. (ORG) Biodiversidade dos campos do Planalto das Araucárias. Brasília: MMA, 2009, 240p. Série Biodiversidade, V.30.

BOND-BUCKUP, Georgina. (Org.) Biodiversidade dos campos de cima da serra. Porto Alegre: Libretos, 2010. 196 p.

BRASIL. Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais/CPRM. Mapa Geológico do Estado do Rio Grande do Sul. Escala de 1:750.000. 2008.

BRASIL. Ministério da Agricultura. Departamento Nacional de Pesquisa Agropecuária. Divisão de Pesquisa Pedológica. Levantamento de Reconhecimento dos Solos do Estado do Rio Grande do Sul. Recife. 431p. (Boletim Técnico, 30). 1973.

CASAGRANDE, Verônica; et al. Ecoturismo: Potencialidades e Limitações Ambientais do Município de São José dos Ausentes, RS. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, v. 7, n. 2, 2015.

DOS SANTOS, Humberto G.; et al. Sistema brasileiro de classificação de solos. Brasília, DF: Embrapa, 2018.

IBGE. Mapa exploratório de solos do estado do Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro: IBGE. Escala 1:1.000.000. 2002.

IBGE. Dados do município de São José dos Ausentes. Rio de Janeiro: IBGE, 2017. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/. Acesso em: 06/02/2023.

IBGE. Dados do município de São José dos Ausentes. Rio de Janeiro: IBGE, 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/. Acesso em: 06/02/2023.

OLIVEIRA, João B. de. Pedologia aplicada. 4 ed. Piracicaba: FEALQ. 592 p. 2011.

RANZANI, Guido. Manual de levantamento de solos. São Paulo, Edgard Blücher/Editora da Universidade de São Paulo, 2ª ed., 34 p. 1969.

SILVA, Linda N.M.. Estrutura de uma turfeira de altitude no município de São José dos Ausentes (RS-Brasil). Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002. 96p. (Dissertação de Mestrado) 2002.

SOMMER, Jussara A.P. As mudanças na paisagem dos campos de cima da serra, RS: estratégias de diversificação econômica em São José dos Ausente, RS. Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013. 202p. (Tese de Doutorado) 2013.

Downloads

Publicado

2023-10-02

Edição

Seção

Artigos