Agroecologia no Cerrado
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v16i2.23509Resumo
A Agroecologia, a partir de princípios, conceitos e metodologias, permite estudos e desenhos de agroecossistemas para avançar em estilos de agriculturas de bases sustentáveis conforme nos ensinou Francisco Roberto Caporal (2008), um dos grandes estudiosos do tema no Brasil, que nos deixou recentemente. À Francisco Roberto Caporal, a Revista Brasileira de Agroecologia presta suas homenagens.
Não é raro o bioma Cerrado, presente em toda a região Centro-Oeste, além de estados do Norte, Nordeste e Sudeste ser associado ao constructo do “Cerrado-celeiro” valorizando efeitos de uma fronteira de agricultura industrial, em larga escala, "sem nenhuma referência à sua rica biodiversidade, a seus serviços ambientais e à presença de vários povos e comunidades tradicionais” (GUÉNEAU, DINIZ, PASSOS, 2020).
Estudar o Cerrado e compreender os diferentes modos de vida e agriculturas que aí se encontram deve ser uma das bases de estudos agroecológicos que podem acumular conhecimentos e propostas de agendas de políticas públicas, capazes de dar visibilidade a estilos mais sustentáveis de agricultura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.