EXTRATIVISMO E GERAÇÃO DE RENDA DA MANGABA (Hancornia speciosa Gomes) EM REGIÃO LITORÂNEA DO RIO GRANDE DO NORTE
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v15i5.22898Palavras-chave:
Conhecimento local, Extrativismo vegetal, Produtos florestais não madeireirosResumo
O extrativismo vegetal é uma prática frequente em regiões onde há espécies, potencialmente, úteis para a humanidade, devido ao seu caráter socioeconômico e cultural. Este estudo objetivou caracterizar o extrativismo da mangaba e avaliar o seu potencial de geração de renda no município de Nísia Floresta, RN. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas, com perguntas sobre o perfil socioeconômico, coleta, comercialização e conhecimentos etnobotânicos associados ao extrativismo da mangaba. Os informantes locais possuem conhecimentos relacionados à mangabeira, são dependentes de seus recursos e percebem a sua diminuição. A redução das áreas nativas, o acesso limitado aos locais de coleta e as dificuldades de comercialização são os principais desafios para o desenvolvimento da atividade na região. A atividade gera renda média familiar de R$ 3.314,08/anual, porém, necessita de estratégias que integrem a conservação dos recursos genéticos e culturais, como programas de capacitação organizacional e implantação de uma associação para valorizar o produto
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.