Agroecossistemas de camponeses agroextrativistas na Amazônia brasileira:

uma reflexão a partir da agroecologia política

Autores

  • Hueliton Pereira Azevedo Universidade Federal do Pará - UFPA
  • William Santos de Assis Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Romier da Paixão Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Castanhal

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v14i2.22950

Resumo

Realizamos o estudo em nove agroecossistemas de camponeses agroextrativistas para analisar a importância do campo da Agroecologia política no cenário de comunidades tradicionais amazônicas no estado do Pará, Brasil. Os fluxos econômico-ecológicos dos agroecossistemas, suas instituições (regras em uso) e interações com processos de distribuição ecológica desigual foram analisados. Nós coletamos os dados por meio de entrevistas semiestruturadas, conversas informais, observação direta e dados secundários baseando-nos no método de análise econômico-ecológico dos agroecossistemas. Caracterizamos a organização política dos agroecossistemas e identificamos a situação de crise do manejo tradicional que resultou da crescente abertura operativa e do avanço de conflitos ecológicos distributivos. Verificamos que a Agroecologia política é fundamental nestes cenários. Possibilita a ruptura com a visão fragmentada sobre estes agroecossistemas e compreender os desafios enfrentados. E promove a recampenização qualitativa dos camponeses agroextrativistas através da superação da crise do manejo tradicional em curso na região.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hueliton Pereira Azevedo, Universidade Federal do Pará - UFPA

Engº Agrônomo, mestrando em Agriculturas familiares e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Pará.

William Santos de Assis, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2017). Professor Associado II da UFPA desenvolve pesquisa em políticas públicas para o desenvolvimento rural e territorial; ação coletiva e organizações camponesas.

Romier da Paixão Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Castanhal

Doutor em Estudios Medioambientales pela Universidad Pablo de Olavide (2015). Professor do Instituto Federal do Pará (IFPA) - Campus Castanhal. Atua principalmente com os temas da agricultura familiar, Agroecologia e Extensão rural na Amazônia. Atua também na área de educação, a partir dos temas da educação profissional e educação do campo. 

Downloads

Publicado

2019-07-15