Riquesa e abundância de fungos filamentosos em solo de sistema agroflorestal multiestrato
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v12i4.50052Resumo
Os fungos são componentes importantes da microbiota do solo, pois são vitais para a manutenção e ofuncionamento dos solos dos sistemas agroflorestais. Istoé devido ao seu envolvimento em processos chaves,como o ciclo da matéria orgânica no sistema, além de estabelecerem diferentes interações ecológicas com outrosorganismos. Neste estudo, a diversidade, riqueza de espécies e composição da comunidade dos fungosfilamentosos do solo foram estudadas durante dois anos. Foram identificadas 11 0 espécies, no qual a maioria éconsiderada sapróbia. Algumas espécies também são potenciais antagonistas de patógenos de plantas. O sistemaapresentou alta diversidade de fungos filamentosos no solo. A comunidade de fungos é composta por poucas espécies dominantes e muitas espécies raras com padrões de sobreposição de nicho. A estrutura e manejo do sistema agroflorestal disponibilizam uma diversidade de resíduos de plantas com diferentes características químicas que determinam uma maior diversidade de nichos para a comunidade de fungos filamentosos
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Agroecologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.