Óleo essencial de Schinus molle L. para o controle de Sitophilus zeamais Most.1855 (Coleoptera:Curculionidae) em milho.
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v9i1.49697Palavras-chave:
Zea mays, gorgulho-do-milho, inseticidas botânicosResumo
A espécie Sitophilus zeamais é uma das principais pragas do milho armazenado no Brasil. Seu controle é feito por meio do uso de inseticidas sintéticos, o que é prejudicial ao homem e ao ambiente. Por isso, estão sendo desenvolvidas pesquisas em busca de soluções alternativas, produtos menos tóxicos e biodegradáveis. Assim, neste trabalho foi testada a toxicidade de contato, fumigação, repelência e tópica do óleo essencial das folhas de Schinus molle L, sobre o gorgulho do milho, S. zeamais. O óleo foi eficaz no controle de S. zeamais dependendo da concentração por meio de três vias de intoxicação: contato, fumigação e repelência, apresentando assim efeito insetistático por meio destas vias. Obtendo baixo efeito inseticida, apenas por meio da via de intoxicação por aplicação tópica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.