Os sistemas produtivos de plantas medicinais, aromáticas e condimentos em comunidades de várzea no Amazonas
Palavras-chave:
quintal agroflorestal, agricultor familiar, várzeaResumo
Dentre as áreas produtivas manejadas pelos produtores rurais no Amazonas estão os quintais agroflorestais, neste são associadas espécies florestais, plantas de múltiplo uso e criação de animais próximos à residência. A diversidade de produtos oriundos deste sistema garante a subsistência familiar, contribui com a renda familiar, além de funcionar como verdadeiros bancos de germoplasma on farm. Dentre as plantas de múltiplo uso cultivadas nos quintais agroflorestais estão às de caráter medicinal, aromático e condimentar, que são utilizadas no preparo de pratos ou remédio para curar enfermidades. Sendo assim, o presente trabalho visou caracterizar os sistemas produtivos de plantas medicinais, aromáticas e condimentos, nos diferentes períodos sazonais nas comunidades de São Francisco, no município de Careiro da Várzea e Santa Luzia do Baixio em Iranduba, no Amazonas. O método utilizado foi à pesquisa qualitativa e quantitativa. Os instrumentos utilizados foram: formulário, entrevistas estruturadas e semi-estruturada, observação participante Georreferenciamento e registros fotográficos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.