Experiências agroecológicas brasileiras: uma análise à luz do desenvolvimento local
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v8i2.49530Palavras-chave:
Agroecologia, Experiências Agroecológicas;, Desenvolvimento Local, Agricultura FamiliarResumo
O presente trabalho objetivou mostrar a convergência entre a agroecologia e a teoria do desenvolvimento local endógeno e fazer uma análise das experiências agroecológicas nacionais com base em indicadores de desenvolvimento local. Para isso, foi feita uma comparação das duas abordagens, mostrando as suas semelhanças através de cinco indicadores. Foi realizado também um levantamento das experiências agroecológicas publicadas, sendo analisados 146 relatos, abrangendo 13.072 produtores distribuídos em 127 municípios. A maioria dos produtores apresentou perfil de agricultor familiar, sendo ainda policultores que fazem produção orgânica. Observou-se a presença de associativismo e o apoio de organizações externas na maioria das experiências relatadas. Com base nas análises realizadas, concluiu-se que a transição agroecológica pode ser considerada como uma estratégia de desenvolvimento local endógeno e, como tal, com potencial para promover o desenvolvimento rural socialmente justo no Brasil.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.