Formação Continuada em Diversidade Sexual e as possibilidades que emanam da Interseccionalidade aliada aos Estudos Críticos do Discurso
DOI:
https://doi.org/10.35956/v.2.n23.2023.p.147-166Palavras-chave:
Diversidade Sexual, Estudos Críticos do Discurso, Formação Continuada, Interseccionalidade, Mudança SocialResumo
Esse artigo aponta para as possibilidades analíticas entre a Interseccionalidade e os Estudos Críticos do Discurso frente às narrativas de três profissionais da educação pública do Distrito Federal que participaram do curso “Reconhecendo a Diversidade Sexual na Escola” em 2022. Como parte das atividades, participaram em fóruns, engajando-se em discussões sobre autoidenticação e entrecruzamento identitário. Esses textos apresentam percepções sobre a desigualdade social que afeta as/es/os participantes, bem como suas/seus estudantes. Assim, por meio dos textos postados e entrevistas semiestruturadas, objetivo analisar suas narrativas para compreender como opressões simultâneas impactam determinados corpos na escola. Ademais, a materialidade discursiva desses textos indica um processo de reflexividade crítica das/des/dos participantes que as/es/os capacita/provoca propor ações pedagógicas para uma mudança social onde trabalham. Metodologicamente, esse estudo é qualitativo e interpretativista por possibilitar observar como as pessoas se articulam, como suas experiências ganham significado e vida, explicitando as relações sociais mais livremente.
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