La identidad en la posmodernidad

Lula y la constitución discursiva del sujeto

Autores

  • Dina Maria Martins Ferreira

Palavras-chave:

social. cultural. identidade. construto.

Resumo

Este trabalho pretende analisar e descrever como a produção da identidade do Presidente Lula se manifesta no discurso mediático, em seus quatro primeiros meses de governo. A temática se organiza por um eixo metodológico que mostra um sujeito social que reflete a identidade cultural de uma nação. A discussão versa sobre o processo categorial, sob uma perspectiva pragmático-discursiva, isto é, a designação em linguagem, posicionada em um contexto histórico, um veio construtor da identidade.

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Biografia do Autor

Dina Maria Martins Ferreira

Lingüista e pesquisadora pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Fez seu doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brazil, e tem o pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, no Instituto de Estudos da Linguagem, sob a supervisão do Prof. Dr. Kanavillil Rajagopalan. Atualmente faz parte de grupo de estudos na Unicamp, sobre Identidade e Linguagem. Publicou o livro Discurso Feminino e Identidade Social pela FAPESP (Fundação de Auxílio à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Editora Annablume, São Paulo. Publicou artigos sobre a identidade do presidente Lula e está em vias de publicar outra obra, organizadora e autora, sobre Linguagem e Identidade. Sua pesquisa baseia-se primordialmente sobre o discurso midiático. Sua pesquisa agora está sendo norteada para o discurso midiático sobre o programa governamental Fome Zero, na qual está tratando da questão dos objetos do discurso e da ontologia de mundo, procurando delimitar a questão do referente entre linguagem e mundo.

Referências

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Publicado

2020-10-19

Como Citar

Ferreira, D. M. M. . (2020). La identidad en la posmodernidad: Lula y la constitución discursiva del sujeto. RALED, 3(1), 71–81. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/raled/article/view/33729

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