Paulo Freire em três projetos de lei
DOI:
https://doi.org/10.35956/v.21.n2.2021.p.49-66Palavras-chave:
Paulo Freire, Discurso pedagógico, Análise de DiscursoResumo
Neste artigo busco analisar a justificativa de três projetos de lei ”“ 1930/2019 (Brasil 2019a), 2589/2019 (Brasil 2019b) e 3033/2019 (Brasil 2019c) ”“ que buscam revogar a lei 12612/2012 (Brasil 2012). Para tanto, adoto a postura teórico-metodológica da Análise de Discurso e mobilizo os conceitos de condições de produção (Pêcheux 1969), memória discursiva (Pêcheux 1984) e silêncio constitutivo (Orlandi 1992). A partir das análises realizadas, consegui compreender que os projetos de lei se inserem em uma rede maior de formulações que possui sua origem em acontecimentos posteriores à s Quarenta horas de Angicos e que se institucionalizou durante o regime militar. Ainda, foi possível notar a presença de um discurso político sobre a esquerda e sobre o comunismo (Mariani 1996) e um silenciamento acerca do prestígio internacional de Paulo Freire.
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