HERÁCLITO NO TEETETO E NO SOFISTA DE PLATÃO

Autori

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v11i22.42196

Parole chiave:

Platão. Heráclito. Mobilismo. Teeteto. Sofista.

Abstract

O presente artigo é uma análise da relação entre Platão e Heráclito de Éfeso, a partir de duas referências do primeiro ao segundo: uma no diálogo Teeteto, outra no Sofista. No primeiro, crer-se-ia que o efésio é refutado; no segundo, enaltecido. A partir dos testemunhos de Aristóteles e Diógenes de Laércio de que Platão já fora um “heraclítico” na juventude, o estudo investigará, por assim dizer, tal “assassinato” e tal “ressurreição” do “pai” Heráclito por parte de Platão. Ao fim, será feita uma sugestão de solução para a aparente divergência de posições de Platão nos dois diálogos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

André Luiz Braga da Silva, Universidade de São Paulo

André L. Braga da Silva é pesquisador do pensamento grego antigo, com ênfase na obra de Parmênides, Heráclito, Platão, Aristóteles e Antístenes. Possui Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP, desde 2017). Tem experiência no magistério em instituição de ensino superior. Braga da Silva teve a oportunidade de representar o Brasil apresentando trabalho nos últimos congressos da International Plato Society - IPS (Georgia, 2022; Paris, 2019; e Brasília, 2016), International Society for Socratic Studies - ISSS (Houston, 2022; e Buenos Aires, 2018), e International Association for Presocratic Studies - IAPS (Delphi, 2022), das quais é membro ativo. São temas principais de suas pesquisas: Filosofia Antiga, Filosofia Geral, Estética e Filosofia da Arte, Ética e Filosofia Política, Metafísica e Ontologia, Dialética, Platão, Aristóteles, Heráclito, Parmênides, Sofistas, Antístenes, Teoria das Ideias platônica (e a crítica que recebeu na Antiguidade), Ideia de Bem, Método Dialético, Método de Divisão.

Riferimenti bibliografici

ANAXIMANDRO, PARMÊNIDES, HERÁCLITO. Os pensadores originários. Introdução e trad. Emmanuel Carneiro Leão e Sérgio Wrublewski. Petrópolis: Vozes, 1999.

ARISTÓTELES. Metafísica. Trad. Vicenzo Cocco. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Coleção Os Pensadores)

BERGE, Frei Damião. O Lógos heraclítico. Rio de Janeiro: UFRJ, 1948 (tese de concurso à cadeira de Língua e Literatura Grega da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil).

CORDERO, N.-L. L'invention de 1'ecole eleatique: Platon, Sophisle, 242d. In: AUBENQUE, P. (Dir.). Études sur le Sophiste de Platon. Napoli: Bibliopolis, 1991, p. 91-124.

DIÓGENES LAÉRTIOS, Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres. Trad. Mário da Gama Kury. Brasília: UnB, 1988.

ÉSQUILO. Prometeu Acorrentado. Trad. de J. B. Mello e Souza. In: Clássicos Jackson vol. XXII. Disponível em: www.ebooksbrasil.org. Acesso em 02 mar. 2019.

HEGEL, F. Preleções de história da filosofia grega. Trad. Ernildo Stein. In: Os Pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1996. (Coleção Os Pensadores)

KIRK, G. S.; RAVEN, J. E. Os filósofos pré-socráticos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 1990.

NIETZSCHE, F. A Filosofia na época trágica dos gregos. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho. In: Os Pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1989. (Coleção Os Pensadores)

PLATÃO. Teeteto. Crátilo. Trad. Carlos Alberto Nunes. Pará: UFPA, 2001.

PLATÃO. Diálogos. Trad. J. C. de Souza, J. Paleikat e J. C. Costa. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Coleção Os Pensadores).

PLATON. Oeuvres Complètes. Paris: Les Belles Lettres, 1920-1956. Tomes I a XII. (fonte do texto grego utilizado).

REINHARDT, Karl. Parmenides und die Geschichte der griechischen Philosophie. Bonn, 1916.

SOUZA, J. C. Do mito à filosofia. In: Os Pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1996. (Coleção Os Pensadores)

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-09-19

Come citare

Braga da Silva, A. L. (2022). HERÁCLITO NO TEETETO E NO SOFISTA DE PLATÃO. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 11(22), 12–27. https://doi.org/10.26512/pl.v11i22.42196

Fascicolo

Sezione

Artigos