HERÁCLITO NO TEETETO E NO SOFISTA DE PLATÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v11i22.42196

Palavras-chave:

Platão. Heráclito. Mobilismo. Teeteto. Sofista.

Resumo

O presente artigo é uma análise da relação entre Platão e Heráclito de Éfeso, a partir de duas referências do primeiro ao segundo: uma no diálogo Teeteto, outra no Sofista. No primeiro, crer-se-ia que o efésio é refutado; no segundo, enaltecido. A partir dos testemunhos de Aristóteles e Diógenes de Laércio de que Platão já fora um “heraclítico” na juventude, o estudo investigará, por assim dizer, tal “assassinato” e tal “ressurreição” do “pai” Heráclito por parte de Platão. Ao fim, será feita uma sugestão de solução para a aparente divergência de posições de Platão nos dois diálogos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Braga da Silva, Universidade de São Paulo

André L. Braga da Silva é pesquisador do pensamento grego antigo, com ênfase na obra de Parmênides, Heráclito, Platão, Aristóteles e Antístenes. Possui Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP, desde 2017). Tem experiência no magistério em instituição de ensino superior. Braga da Silva teve a oportunidade de representar o Brasil apresentando trabalho nos últimos congressos da International Plato Society - IPS (Georgia, 2022; Paris, 2019; e Brasília, 2016), International Society for Socratic Studies - ISSS (Houston, 2022; e Buenos Aires, 2018), e International Association for Presocratic Studies - IAPS (Delphi, 2022), das quais é membro ativo. São temas principais de suas pesquisas: Filosofia Antiga, Filosofia Geral, Estética e Filosofia da Arte, Ética e Filosofia Política, Metafísica e Ontologia, Dialética, Platão, Aristóteles, Heráclito, Parmênides, Sofistas, Antístenes, Teoria das Ideias platônica (e a crítica que recebeu na Antiguidade), Ideia de Bem, Método Dialético, Método de Divisão.

Referências

ANAXIMANDRO, PARMÊNIDES, HERÁCLITO. Os pensadores originários. Introdução e trad. Emmanuel Carneiro Leão e Sérgio Wrublewski. Petrópolis: Vozes, 1999.

ARISTÓTELES. Metafísica. Trad. Vicenzo Cocco. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Coleção Os Pensadores)

BERGE, Frei Damião. O Lógos heraclítico. Rio de Janeiro: UFRJ, 1948 (tese de concurso à cadeira de Língua e Literatura Grega da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil).

CORDERO, N.-L. L'invention de 1'ecole eleatique: Platon, Sophisle, 242d. In: AUBENQUE, P. (Dir.). Études sur le Sophiste de Platon. Napoli: Bibliopolis, 1991, p. 91-124.

DIÓGENES LAÉRTIOS, Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres. Trad. Mário da Gama Kury. Brasília: UnB, 1988.

ÉSQUILO. Prometeu Acorrentado. Trad. de J. B. Mello e Souza. In: Clássicos Jackson vol. XXII. Disponível em: www.ebooksbrasil.org. Acesso em 02 mar. 2019.

HEGEL, F. Preleções de história da filosofia grega. Trad. Ernildo Stein. In: Os Pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1996. (Coleção Os Pensadores)

KIRK, G. S.; RAVEN, J. E. Os filósofos pré-socráticos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 1990.

NIETZSCHE, F. A Filosofia na época trágica dos gregos. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho. In: Os Pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1989. (Coleção Os Pensadores)

PLATÃO. Teeteto. Crátilo. Trad. Carlos Alberto Nunes. Pará: UFPA, 2001.

PLATÃO. Diálogos. Trad. J. C. de Souza, J. Paleikat e J. C. Costa. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Coleção Os Pensadores).

PLATON. Oeuvres Complètes. Paris: Les Belles Lettres, 1920-1956. Tomes I a XII. (fonte do texto grego utilizado).

REINHARDT, Karl. Parmenides und die Geschichte der griechischen Philosophie. Bonn, 1916.

SOUZA, J. C. Do mito à filosofia. In: Os Pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1996. (Coleção Os Pensadores)

Downloads

Publicado

19-09-2022

Como Citar

Braga da Silva, A. L. (2022). HERÁCLITO NO TEETETO E NO SOFISTA DE PLATÃO. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 11(22), 12–27. https://doi.org/10.26512/pl.v11i22.42196

Edição

Seção

Artigos