PEDAGOGIA DA JUSTIÇA

uma introdução à educação na obra de John Rawls

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/pl.v7i13.14663

Mots-clés :

Educação. John Rawls. Pedagogia da Justiça. Formação Moral.

Résumé

Este trabalho tem o objetivo de apresentar conceitos básicos da obra de John Rawls e introduzir novos leitores na discussão referente à  educação que pode ser extraída de seus escritos. Considerando a importância do autor para a filosofia política contemporânea, bem como a complexidade de seus textos, busca-se facilitar o acesso de novos pesquisadores ao tema. Rawls não se preocupou especificamente em definir uma teoria pedagógica; entretanto, sua teoria de justiça mostra-se dependente de uma adequada formação moral dos indivíduos que compõem a sociedade teorizada por ele. Destarte, este artigo consiste na análise de referências bibliográficas produzidas por pesquisadores brasileiros que tenham tratado de descrever exclusivamente uma teoria formativa em Rawls ou uma relação clara entre sua obra e a educação. A título de didática, esta pesquisa foi dividida em duas partes, nomeadamente, uma breve introdução à teoria da justiça de Rawls e um olhar sobre uma possível pedagogia da justiça e suas bases.

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André Bakker da Silveira, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Filosofia na linha de Ética e Política pela Universidade Federal do Paraná (atual). Graduado em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (2010-2016). Realizou especialização em Filosofia da Educação pela UFPR (2016-2018), em Sociologia da Educação pela PUC-PR (2016-2018) e em Gestão Pública com ênfase em Direitos Humanos e Cidadania pela UEPG (2017-2019). Foi Residente Técnico da Escola de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos do Paraná. Cursa o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes, na área de Filosofia, no Centro Universitário Claretiano (2018). Foi Diretor de Assuntos Acadêmicos no Diretório Central de Estudantes do UNICURITIBA, gestão Práxis (2011-2012). 

Celso de Moraes Pinheiro, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/Université Toulouse II - Le Mirail (2003) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Educação, Ética e Filosofia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, kant, ensino de filosofia, educação, filosofia política e ética.

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Publié-e

2018-07-31

Comment citer

Bakker da Silveira, A., & de Moraes Pinheiro, C. . (2018). PEDAGOGIA DA JUSTIÇA: uma introdução à educação na obra de John Rawls. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 7(13), 106–127. https://doi.org/10.26512/pl.v7i13.14663

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