LETTRE AUX INDOCHINOIS

Simone Weil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v8i15.26176

Keywords:

TraduXio. French Philosophy. Simone Weil. Colonialism

Abstract

Simone Weil (1909-1943) foi filósofa, escritora, ativista política e humanista. Nasceu em Paris, no seio de família judaica. Formou-se em filosofia pela Université de Sorbonne e se tornou a primeira mulher catedrática da França. Militou fervorosamente pela causa dos trabalhadores fabris e, posteriormente, lutou na Guerra Civil Espanhola. Faleceu aos trinta e quatro anos por motivos de saúde.[1]

 

[1] Para mais informações, vide texto disponível em: <https://revistacult.uol.com.br/home/filosofia-e-mistica-em-simone-weil/>. Acesso em: 25 de junho de 2019.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Philippe Claude Thierry Lacour, Universidade de Brasília

Graduação em Filosofia pela Universidade de Paris-Sorbonne IV (1993), Especialização em Filosofia (1995), Mestrado em Filosofia pela Universidade de Paris-Sorbonne I (1997) e Doutorado em Filosofia pela Universidade de Provence Aix Marseille I (2006). Atualmente, é Professor Adjunto 1 na Universidade de Brasilia (Filosofia Geral e Epistemologia) e Diretor de Programa no College International de Philosophie (Paris). Publicou "La nostalgie de l'individuel: essai sur le rationalisme pratique de G.G. Granger" (Ed. Vrin, 2012). Sua experiência na área de filosofia volta-se, sobretudo, na perspectiva da razão prática (teoria normativa, epistemologia das ciências sociais, filosofia da linguagem), com ênfase na tradição hermenêutica e na filosofia francesa contemporânea (Ricoeur, Granger, Passeron). Tem também experiência na área da tecnologia de tradução assistida por computador, com um projeto de plataforma digital de tradução colaborativa de precisão (https://traduxio.org/)

Jade Oliveira Chaia, University of Brazilia

Graduanda em Filosofia pela Universidade de Brasília (2016). Possui Graduação em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (2010/2014). Interesse em Direito Internacional Público, Direitos Humanos, Justiça de Transição, Filosofia Política e Filosofia da Arte.

Felipe Matos Lima Melo, University of Brazilia

Mestrando em filosofia política pela Universidade de Brasília, graduado em filosofia bacharelado (2018) e graduado em filosofia licenciatura (2018), ambos pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisa na área de Ética e Filosofia Política, com foco no pensamento político moderno, e em especial na filosofia política de Rousseau e suas continuidades na tradição alemã, como em Kant e Marx. Foi integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de 2015 à 2017 e participa do Grupo de Ética e Filosofia Política da Universidade de Brasília, certificado pelo CNPq, desde 2016.

Mariana Mendes Sbervelheri, University of Brazilia

Graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília. Graduada em Biologia pela Universidade Estadual de Campinas. Educadora Ambiental e Professora.

Michelly Alves Teixeira, University of Brazilia

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Filosofia, na linha Ética, Filosofia Política e Filosofia da Religião, pela Universidade de Brasília. Graduada no curso de bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade de Brasília (2014/2018). Desde os primeiros meses acompanhou atividades extra-curriculares e Grupos de Estudo com especialistas em diferentes linhas de pensamento nas áreas de História da Filosofia contemporânea, Filosofia Política e Estética. Participou, já no primeiro ano da graduação de evento nacional, apresentando comunicação em áreas de interesse. Desenvolveu, entre os anos de 2015 a 2018, Projeto de Iniciação Científica (PIBIC), sob orientação do Professor Dr. Gilberto Tedeia. Possui interesse pela Filosofia Moderna, Contemporânea e Ética e Filosofia Política. 

Published

2019-07-31

How to Cite

Thierry Lacour, P. C., Chaia, J. O., Melo, F. M. L., Sbervelheri, M. M., & Teixeira, M. A. (2019). LETTRE AUX INDOCHINOIS: Simone Weil. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 8(15), 204–210. https://doi.org/10.26512/pl.v8i15.26176

Issue

Section

Traduções

Most read articles by the same author(s)