ESSES MEMBROS PALPITANTES DA PÁTRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v10i19.35005

Palavras-chave:

TraduXio. Filosofia Francesa. Simone Weil. Colonialismo.

Resumo

O livro Contre le colonialisme reúne uma coletânea de artigos escritos entre os anos de 1936 e 1943, em que Simone Weil discute o tema do colonialismo, sobretudo a relação entre a França e as práticas coloniais. Um dos artigos que compõe o rol de textos selecionados é Ces membres palpitants de la patrie, publicado originalmente em 1938, no Vigilance. Neste texto, a autora discorre acerca da repressão feita pela Frente Popular à Étoile Nord-Africaine, membro da referida organização. Os ideias emancipatórios defendidos pela organização se contradizem e as práticas coloniais de discriminação, violência, prevalecem. A tradução da presente obra foi realizada pelas integrantes do Grupo de Tradução do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília, coordenado pelo professor doutor Philippe Lacour. O grupo se propõe traduzir regularmente obras de filosofia francesa ainda inéditas em língua portuguesa. O trabalho de tradução é produzido de maneira colaborativa através da plataforma digital TraduXio (https://traduxio.org/).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jade Oliveira Chaia, Universidade Católica Dom Bosco / Universidade de Brasília

Mestranda pelo PPGDL-UCDB (2020/). Graduanda em Filosofia pela Universidade de Brasília (2016/). Graduada em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (2010/2014).

Michelly Alves Teixeira, Universidade de Brasília

Mestranda em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de Brasília .

Philippe Lacour, Universidade de Brasília

Graduação em Filosofia pela Universidade de Paris-Sorbonne IV (1993), Especialização em Filosofia (1995), Mestrado em Filosofia pela Universidade de Paris-Sorbonne I (1997) e Doutorado em Filosofia pela Universidade de Provence Aix Marseille I (2006). Atualmente, é Professor Adjunto 1 na Universidade de Brasilia (Filosofia Geral e Epistemologia) e Diretor de Programa no College International de Philosophie (Paris). Publicou "La nostalgie de l'individuel: essai sur le rationalisme pratique de G.G. Granger" (Ed. Vrin, 2012). Sua experiência na área de filosofia volta-se, sobretudo, na perspectiva da razão prática (teoria normativa, epistemologia das ciências sociais, filosofia da linguagem), com ênfase na tradição hermenêutica e na filosofia francesa contemporânea (Ricoeur, Granger, Passeron). Tem também experiência na área da tecnologia de tradução assistida por computador, com um projeto de plataforma digital de tradução colaborativa de precisão (https://traduxio.org/)

Referências

.

Downloads

Publicado

05-05-2021

Como Citar

Oliveira Chaia, J., Alves Teixeira, M., & Thierry Lacour, P. C. (2021). ESSES MEMBROS PALPITANTES DA PÁTRIA. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 10(19), 279–292. https://doi.org/10.26512/pl.v10i19.35005

Edição

Seção

Traduções

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>