O CONTRATO SOCIAL E A PRÁTICA POLÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v7i13.14655Palavras-chave:
Contrato Social. Prática Política. Direito. Rousseau.Resumo
Sabe-se da influência que o Contrato Social teve, historicamente, na Revolução Francesa (DERÁTHE, 2009, p. 30); contudo, é possível investigar em qual sentido prático Rousseau gostaria que a obra fosse tomada. O presente trabalho procura se contrapor a uma leitura que pretende tomar o Contrato Social como um modelo de realização política efetiva. Para tanto, percorremos os textos canônicos Rousseau: da teoria à prática (SALINAS, 1976) e O contrato social - entre a escala e o programa (NASCIMENTO, 1988) para pensar as transições que Rousseau faz, na obra, entre o campo abstrato do direito, do dever-ser, e o campo empírico, da prática política efetiva. Acreditamos que, após a análise desses textos, podemos estabelecer de modo mais seguro o vínculo entre a obra de Rousseau e a prática política nos diferentes sentidos que essa obra pode evocar.
Downloads
Referências
DERATHÉ, Robert. Rousseau e a ciência política de seu tempo [1950]. Tradução de Natalia Maruyama. São Paulo: Barcarolla, 2009.
NASCIMENTO, Milton Meira do. O Contrato Social ”“ entre a escala e o programa. Discurso, São Paulo, 1988, n. 17, p. 119-129.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Considerações sobre o governo da Polônia e sua reforma projetada. Tradução de Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.
____________________________. Do Contrato Social. São Paulo: Editora Abril, 1978.
____________________________. Emílio ou Da educação. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
SALINAS, Luiz Roberto Fortes. Rousseau: da teoria à prática. São Paulo: Editora Ática, 1976.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 PÓLEMOS ”“ Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.