TRÊS CARTAS SOBRE OS ANOS DE APRENDIZADO DE WILHELM MEISTER

por Wilhelm von Humboldt

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v13i28.53700

Schlagworte:

Wilhelm von Humboldt. Wilhelm Meister. Estética. Romance. Bildung.

Abstract

Wilhelm von Humboldt foi um dos poucos interlocutores de Goethe a se ocupar com a crítica do romance Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister (1795-96) antes de sua publicação. A pedido do próprio autor e ao lado de Schiller, Humboldt teceu comentários a partir dos manuscritos durante o período de composição e publicação da obra, cujos apontamentos além de possivelmente terem exercido influência sobre a escrita de Goethe, também exibem sua interpretação da narrativa, paradigmática na tradição crítica do romance. A presente tradução, precedida de estudo introdutório, reúne as três cartas mais significativas escritas por Humboldt acerca do Meister, nas quais, por um lado, o crítico examina temas específicos do romance e, por outro, busca compreender seu sentido como um todo, sobretudo ao refletir sobre a noção de “anos de aprendizado”.

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Autor/innen-Biografie

Renato Costa Leandro, Universidade de São Paulo

Mestrando em Estética e Filosofia da Arte no Departamento de Filosofia da FFLCH-USP, com bolsa FAPESP. Realizou estágio de pesquisa no Goethe- und Schiller-Archiv, em Weimar, e na Casa di Goethe, em Roma, também com bolsa FAPESP. É graduado e licenciado em Filosofia pelo Departamento de Filosofia da EFLCH-UNIFESP e técnico em Multimídia pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. É membro associado da Goethe-Gesellschaft in Weimar, da Goethe Society of North America e da International Association for Aesthetics. Tem interesse nas áreas de Estética, Filosofia da Arte, Filosofia Moderna Alemã, História da Filosofia e Literatura Moderna.

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Veröffentlicht

2024-10-28

Zitationsvorschlag

Costa Leandro, R. (2024). TRÊS CARTAS SOBRE OS ANOS DE APRENDIZADO DE WILHELM MEISTER: por Wilhelm von Humboldt. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 13(28), 458–483. https://doi.org/10.26512/pl.v13i28.53700

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