O DIÁLOGO COMO UMA FORÇA TRANSFORMADORA NO JOGO DA LINGUAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v11i22.41872

Palavras-chave:

Gadamer. Hermenêutica. Diálogo. Força Transformadora. Jogo da Linguagem.

Resumo

Buscamos discutir o potencial do diálogo, como uma força transformadora, para dinamização das relações intersubjetivas, de acordo com a filosofia hermenêutica de Hans-Georg Gadamer. Neste sentido, relacionamos essa prática comunicativa ao modelo estruturante do jogo, conforme a abordagem gadameriana. Ancoramos as análises, principalmente, nos seguintes escritos desse filósofo: Verdade e Método I (2015); Verdade e Método II (2011); Hermenêutica em Retrospectiva (2007); Elogio da Teoria (2001). Problematizamos a efetividade da força do diálogo, frente à incapacidade de desenvolvimento dessa prática comunicacional, em nossos dias. Argumentamos que, o diálogo segue o curso do jogo da linguagem e, neste sentido, os sujeitos, partícipes desse movimento, devem intencionar alcançar o entendimento mútuo. Com base nas análises, a força que subjaz o diálogo pode possibilitar redimensionamentos na relação eu-tu-mundo, perspectiva contributiva para reflexão de caminhos viáveis para a superação de conflitos, assim como estreitamento de vínculos sociais.

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Biografia do Autor

Renata Adrian Ribeiro Santos Ramos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Especialista em Alfabetização pela UEFS; Especialista em Supervisão Escolar pela UEFS; Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal da Bahia; Mestre em Educação pela UEFS. Cursa doutorado em Filosofia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia. Desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão na área de Educação e Filosofia, envolvendo os temas: Infância e Educação Infantil.

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Publicado

19-09-2022

Como Citar

Ribeiro Santos Ramos, R. A. (2022). O DIÁLOGO COMO UMA FORÇA TRANSFORMADORA NO JOGO DA LINGUAGEM . PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 11(22), 69–84. https://doi.org/10.26512/pl.v11i22.41872

Edição

Seção

Artigos