MENTE E SUBJETIVIDADE NA FILOSOFIA DO VEDÃNTA

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v10i19.33885

Schlagworte:

Vedānta, Mente, Subjetividade

Abstract

Falar sobre a mente (manas) e a subjetividade de acordo com a filosofia do Vedãnta, implica em uma série de questões, das quais os dois pontos mais importantes são: (i) a mente é considerada como um órgão do sentido, assim como a visão; audição, tato, olfato e paladar. (ii) a subjetividade não implica em uma noção de sujeito entendida como um indivíduo separado do Todo (Brahman), uma vez que o princípio da subjetividade (ãtman) é o mesmo para todos os seres, i.e., não há diferença substancial entre as alteridades, o que diferencia um sujeito do outro é o ego (ahaá¹…kãra), que é uma entidade insubstancial constituída de nome e forma (nãmarÅ«pa). Portanto, devemos nos concentrar principalmente nesses dois aspectos, a fim de compreender claramente a posição vedantina sobre a mente e a subjetividade.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Bruno do Carmo Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Sou Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), possuindo também, o diploma de licenciatura plena na mesma área de formação. Também sou especialista e mestre em Ciência da Religião pela UFJF. Na minha dissertação de mestrado investiguei o conceito de viveka (razão discriminativa) conforme a tradição soteriológica do Vedãnta, mais especificamente, segundo a filosofia não-dualista de Åšaá¹…karãcãrya. Atualmente continuo na UFJF com um trabalho de doutorado em Ciência da Religião. Esse trabalho consiste de um estudo e tradução da obra "Vedãntasãra" de Sadãnanda, do sânscrito para o português. Também participo ativamente do NERFI (Núcleo de Estudos em Religiões e Filosofias da Índia) da UFJF, sob a coordenação do Prof. Dr. Dilip Loundo, no qual desenvolvemos nossos estudos regulares do idioma sânscrito, que por excelência, é a linguagem religiosa e filosófica da tradição indiana.

Literaturhinweise

BRONKHORST, Johannes. Aux origenes de la philosophie indienne. Gollion: Infolio editions, 2008.

LOUNDO, Dilip. Adhyaropa-apavada Tarka: the nature and structure of the soteriological argument in Åšaá¹…karacarya’s and Swami Satchidanandendra Saraswati’s Advaita Vedanta. In: The Journal of Hindu Studies, v. 8, i. 1. Oxford: Oxford University Press and the Oxford Centre for Hindu Studies, 2015, p. 65-96. Disponível em: <http://jhs.oxfordjournals.org/content/early/2015/02/15/jhs.hiv001.abstract>. Acesso em: 20 jan. 2018.

_____. A mistagogia apofática dos Upaniá¹£ads na Escola Não-Dualista Advaita Vedanta de Satchidanandendra Saraswati. In: Numen ”“ Revista de Estudos e Pesquisa da Religião, v. 14, n. 2. Juiz de Fora: UFJF, 2011, p. 109-130. Disponível em: <https://numen.ufjf.emnuvens.com.br/numen/article/view/1242/1398>. Acesso em: 20 jan. 2018.

_____. Ser sujeito: Considerações sobre a Noção de atman nos Upaniá¹£ads. In: Cultura oriental, v. 1, n. 1. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2014, p. 11-18.

MĀṆḌŪKYA UPANIṢAD. In: THE EARLY UPANIṢADS: annotated text and translation by Patrick Olivelle. New York: Oxford University Press, 1998, p. 473-477.

_____. In: UPANIá¹¢ADS: a new translation by Patrick Olivelle. New York: Oxford University Press, 2008, p. 288-290.

SHARMA, Arvind. The philosophy of religion and Advaita Vedanta: a comparative study in religion and reason. Pennsylvania: Pennsylvania State University Press, 1995.

SHARMA, Chandradhar. A critical survey of Indian philosophy. Delhi: Motilal Banarsidass, 1987.

TAITTIRIÌ„YA UPANISÌ£AD. In: THE EARLY UPANIá¹¢ADS: annotated text and translation by Patrick Olivelle. New York: Oxford University Press, 1998, p. 288-313.

_____. In: UPANIá¹¢ADS: a new translation by Patrick Olivelle. New York: Oxford University Press, 2008, p. 177-193.

Veröffentlicht

2021-05-05

Zitationsvorschlag

do Carmo Silva, B. (2021). MENTE E SUBJETIVIDADE NA FILOSOFIA DO VEDÃNTA. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 10(19), 270–278. https://doi.org/10.26512/pl.v10i19.33885

Ausgabe

Rubrik

Ensaios