MENTE E SUBJETIVIDADE NA FILOSOFIA DO VEDÃNTA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v10i19.33885

Palabras clave:

Vedānta, Mente, Subjetividade

Resumen

Falar sobre a mente (manas) e a subjetividade de acordo com a filosofia do Vedãnta, implica em uma série de questões, das quais os dois pontos mais importantes são: (i) a mente é considerada como um órgão do sentido, assim como a visão; audição, tato, olfato e paladar. (ii) a subjetividade não implica em uma noção de sujeito entendida como um indivíduo separado do Todo (Brahman), uma vez que o princípio da subjetividade (ãtman) é o mesmo para todos os seres, i.e., não há diferença substancial entre as alteridades, o que diferencia um sujeito do outro é o ego (ahaá¹…kãra), que é uma entidade insubstancial constituída de nome e forma (nãmarÅ«pa). Portanto, devemos nos concentrar principalmente nesses dois aspectos, a fim de compreender claramente a posição vedantina sobre a mente e a subjetividade.

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Biografía del autor/a

Bruno do Carmo Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Sou Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), possuindo também, o diploma de licenciatura plena na mesma área de formação. Também sou especialista e mestre em Ciência da Religião pela UFJF. Na minha dissertação de mestrado investiguei o conceito de viveka (razão discriminativa) conforme a tradição soteriológica do Vedãnta, mais especificamente, segundo a filosofia não-dualista de Åšaá¹…karãcãrya. Atualmente continuo na UFJF com um trabalho de doutorado em Ciência da Religião. Esse trabalho consiste de um estudo e tradução da obra "Vedãntasãra" de Sadãnanda, do sânscrito para o português. Também participo ativamente do NERFI (Núcleo de Estudos em Religiões e Filosofias da Índia) da UFJF, sob a coordenação do Prof. Dr. Dilip Loundo, no qual desenvolvemos nossos estudos regulares do idioma sânscrito, que por excelência, é a linguagem religiosa e filosófica da tradição indiana.

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Publicado

2021-05-05

Cómo citar

do Carmo Silva, B. (2021). MENTE E SUBJETIVIDADE NA FILOSOFIA DO VEDÃNTA. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 10(19), 270–278. https://doi.org/10.26512/pl.v10i19.33885

Número

Sección

Ensaios