PASOLINI – O FANTASMA DA ORIGEM

de Massimo Recalcati

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v11i24.47914

Palavras-chave:

Pasolini. Fantasma da Origem. Recalcati.

Resumo

Recentemente, saiu pela Editora Âyiné, um livrinho curto que, entre pequenos ensaios, reflete teses pasolinianas de maneira tal que sua estrutura de setenta e seis páginas, prepara o leitor para o vasto campo de possibilidades da obra de Pasolini. Seu título, impenetrável a princípio, Pasolini – o fantasma da Origem, também é parte de um ensaio pertencente ao livro. Seu autor, Massimo Recalcati, psicanalista e escritor italiano, famoso por adentrar a contemporaneidade mediante um olhar psicanalítico, dispõe uma linha narrativa entre um ensaio e outro, não escapando totalmente da singularidade intricada de que possui a narrativa pasoliniana, mas facilitando e muito o acesso com uma escrita linear.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelly Alves Teixeira, Universidade de Brasília

Doutoranda em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de Brasília. Mestra no Programa de Pós-Graduação em Filosofia, na linha Epistemologia, Lógica e Metafísica, pela Universidade de Brasília. Graduada no curso de bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade de Brasília (2014/2018). Desde os primeiros meses acompanhou atividades extra-curriculares e Grupos de Estudo com especialistas em diferentes linhas de pensamento nas áreas de História da Filosofia contemporânea, Filosofia Política e Estética. Participou, já no primeiro ano da graduação de evento nacional, apresentando comunicação em áreas de interesse. Desenvolveu, entre os anos de 2015 a 2018, Projeto de Iniciação Científica (PIBIC). Possui interesse pela Filosofia Moderna, Contemporânea e Ética e Filosofia Política.

Referências

RECALCATI, Massimo. Pasolini – O fantasma da Origem. Milão, Itália: Âyiné, 2022.

Downloads

Publicado

26-06-2023

Como Citar

Alves Teixeira, M. (2023). PASOLINI – O FANTASMA DA ORIGEM: de Massimo Recalcati. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 11(24), 353–361. https://doi.org/10.26512/pl.v11i24.47914

Edição

Seção

Resenhas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>