ENSAIO SOBRE OS PRIVILÉGIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v10i21.41518

Palavras-chave:

Sieyès. Privilégios. TraduXio.

Resumo

O texto aqui traduzido é a nouvelle édition da obra publicada originalmente em 1788. Em 1789, é publica essa nova edição com o acréscimo de algumas notas de rodapé. Sieyès, nesta obra, faz uma crítica aos privilégios hereditários da nobreza; essa classe privilegiada, nada mais é que um fardo tanto para o Estado quanto para o corpo social. A tradução foi realizada por integrantes do Grupo de Tradução do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília. O grupo se propõe traduzir regularmente obras de filosofia ainda inéditas em língua portuguesa e disponibilizá-las em periódicos de acesso livre. O trabalho de tradução é produzido de maneira colaborativa através da plataforma digital TraduXio (https://traduxio.org/).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jade Oliveira Chaia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / Universidade Católica Dom Bosco

Mestranda em Desenvolvimento Local em Contexto de Territorialidades pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (2020/). Bolsista PROSUC-Capes. Graduanda no curso de Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2021/). Graduada no curso de Bacharelado em Filosofia pela Universidade de Brasília (2016/2021 - período de interrupção 2019/2020). Graduada em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (2010/2014). Interesse em Direito Internacional Público, Direitos Humanos, Justiça de Transição, Filosofia Francesa Contemporânea, Filosofia do Direito, Filosofia Política e Estética e Filosofia da Arte.

Michelly Alves Teixeira, Universidade de Brasília

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Filosofia, na linha Epistemologia, Lógica e Metafísica, pela Universidade de Brasília. Graduada no curso de bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade de Brasília (2014/2018). Desde os primeiros meses acompanhou atividades extra-curriculares e Grupos de Estudo com especialistas em diferentes linhas de pensamento nas áreas de História da Filosofia contemporânea, Filosofia Política e Estética. Participou, já no primeiro ano da graduação de evento nacional, apresentando comunicação em áreas de interesse. Desenvolveu, entre os anos de 2015 a 2018, Projeto de Iniciação Científica (PIBIC), sob orientação do Professor Dr. Gilberto Tedeia. Possui interesse pela Filosofia Moderna, Contemporânea e Ética e Filosofia Política.

Paula Furtado Goulart, Universidade de Brasília

Doutorado em andamento em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade de Brasília - UnB, acerca dos impactos da utilização das novas tecnologias da comunicação (new media) no diálogo e na lida com a alteridade, especialmente, a partir do pensamento fenomenológico e hermenêutico de Hans-Georg Gadamer. Bolsista Capes (código de financimaneto 001). Mestrado em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade de Brasília - UnB, acerca da temporalidade e da simultaneidade no pensamento hermenêutico de Hans-Georg Gadamer (2019). Prêmio de Melhor Dissertação de Filosofia no Biênio 2018-2019 da UnB. Menção honrosa, no Prêmio Filosofas, promovido pela ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). Graduação concluída em Filosofia pela Universidade de Brasília - UnB, (2017). Graduação concluída em Direito pelo Centro Universitário de Brasília - UniCeub (2015). Interesse em Hermenêutica, Linguagem, Filosofia da Comunicação, Filosofia da Tecnologia, Filosofia Simbólica das Mídias, Epistemologia e Fenomenologia.

Referências

SIEYÈS, Emmanuel-Joseph. Essai sur les privilèges. Nouvelle edition. France: [S.I.] 1789. Disponível em: <http://ark.bnf.fr/ark:/12148/cb31365917p.public>. [Catalogue de la Bibliothèque nationale de France]. Acesso em: 13 de abril de 2021.

Downloads

Publicado

12-01-2022

Como Citar

Sieyès, E. J., Oliveira Chaia, J. ., Alves Teixeira, M., & Furtado Goulart, P. (2022). ENSAIO SOBRE OS PRIVILÉGIOS. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 10(21), 445–465. https://doi.org/10.26512/pl.v10i21.41518

Edição

Seção

Traduções

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>