SOBRE O PROGRAMA DA FILOSOFIA POR VIR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v10i20.41499

Palavras-chave:

Walter Benjamin. Filosofia por vir. Kant. TraduXio.

Resumo

O texto aqui traduzido é um ensaio escrito por Walter Benjamin em 1917, intitulado de Über das Programm der kommenden Philosophie. Pode-se dizer que se trata de um texto do jovem Benjamin cujo tema ressoa em seus trabalhos posteriores, a saber, o conceito de experiência. Volta-se para o romantismo alemão, para o neokantismo, em que, na contramão do modelo hegeliano, procurava-se devolver à filosofia o rigor e a cientificidade que parecia perdida. Explora esse caminho para entender como a experiência moderna pode ainda se haver com a filosofia sem ser um mero experimento científico. A tradução foi realizada por uma das integrantes do Grupo de Tradução do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília. O grupo se propõe traduzir regularmente obras de filosofia ainda inéditas em língua portuguesa e disponibilizá-las em periódicos de acesso livre. O trabalho de tradução é produzido de maneira colaborativa através da plataforma digital TraduXio (https://traduxio.org/).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jade Oliveira Chaia, Universidade de Brasília

Mestranda em Desenvolvimento Local em Contexto de Territorialidades pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (2020/). Graduanda no curso de Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2021/). Graduada no curso de Bacharelado em Filosofia pela Universidade de Brasília (2016/2021 - período de interrupção 2019/2020). Graduada em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (2010/2014). 

Priscila Rufinoni, Universidade de Brasília

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2002) e em Artes pela Unicamp (1991), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2007). Atuou como professora convidada na Universidade Cruzeiro do Sul e na Fundação Armando Álvares Penteado. Foi professora substituta da UFG na área de Teoria da Arte. Atualmente é professora da UnB no departamento de Filosofia. Trabalha com questões que envolvem a imbricação entre estética, política e teoria do conhecimento.

Referências

BENJAMIN, Walter. Über das Programm der Kommenden Philosophie. In: BENJAMIN, Walter. Gesammelte Schriften II.I. Unter Mitw. von Theodor W. Adorno und Gershorn Scholem hrsg. von Rolf Tiedemann und Hermann Schweppenhäuser. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1991.

BENJAMIN, Walter. On the Program of the Coming Philosophy. In: BENJAMIN, Walter. Selected Writings – volume 1 (1913-1926). BULLOCK, Marcus; JENNINGS, Michael W. (Eds.). Cambridge, Massachusetts; London, England: Harvard University Press, 2002.

BENAJMIN, Walter. Escritos sobre mito e linguagem. Trad. Ernani Chaves e Susana Kampff Lages. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2011.

BENJAMIN, Walter. Sobre o programa da filosofia por vir. Trad. e posfácio de Helano Ribeiro. Rio de Janeiro: 7Letras, 2019.

NUNES, Benedito. A filosofia contemporânea. Rio de Janeiro: Buriti/São Paulo: USP, 1967.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Trad. Valério Rohden e Udo Moosburger. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

GOLDSCHMIDT, Victor. A religião de Platão. Trad. Osvaldo e Ieda Porchat Pereira. São Paulo: Difel, 1970.

Downloads

Publicado

06-01-2022

Como Citar

Benjamin, W., Oliveira Chaia, J. ., & Rufinoni, P. (2022). SOBRE O PROGRAMA DA FILOSOFIA POR VIR. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 10(20), 273–303. https://doi.org/10.26512/pl.v10i20.41499

Edição

Seção

Traduções

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>