Proposta de sequência didática aplicando um monocórdio e o uso de elementos musicais perceptuais como estruturantes para o ensino de conceitos de física ondulatória.

Autores

  • André Luís MIranda de Barcellos Coelho Universidade de Brasília
  • Antony Marco Mota Polito Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Física ondulatória. Música e física. Aprendizagem significativa. Monocórdio. Laboratório de física.

Resumo

Nesse trabalho, apresentamos uma proposta de sequência didática para o ensino de conceitos básicos de física ondulatória em turmas de segundo ano do Ensino Médio. Utilizamos elementos musicais perceptuais como alicerces sobre os quais desenvolvemos os conceitos físicos abstratos de comprimento de onda, frequência de oscilação, período de oscilação e velocidade de propagação de uma onda. Toda a sequência se articula em torno da utilização de um monocórdio (construído com materiais de baixo custo) no laboratório de física. Exploramos o funcionamento de um violão para introduzir um monocórdio e tornar significativa a aprendizagem dos conceitos físicos partindo de subsunçores pré-identificados. Observamos através dos dados coletados em laboratório que ao utilizar a música como elemento estruturante na construção de conceitos físicos abstratos os alunos demonstram mais interesse em aprender e apresentaram resultados mais satisfatórios nas avaliações.

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Biografias Autor

André Luís MIranda de Barcellos Coelho, Universidade de Brasília

Mestre em Ensino de Física. Atua como professor na Secretaria de Educação do Distrito Federal, além de em escolas particulares de Brasília. 

Antony Marco Mota Polito, Universidade de Brasília

Professor Adjunto do Instituto de Física da Universidade de Brasília. Doutor em Física, na área de Física Estatística.
Atualmente, trabalha com História e Filosofia da Física e com Ensino de Física, no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (SBF) ”“ IF”“UnB.

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Publicado

2016-11-03

Como Citar

Coelho, A. L. M. de B., & Polito, A. M. M. (2016). Proposta de sequência didática aplicando um monocórdio e o uso de elementos musicais perceptuais como estruturantes para o ensino de conceitos de física ondulatória. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 2(2). Obtido de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/12320

Edição

Secção

Artigos