A Metafísica e a Física de Aristóteles
DOI:
https://doi.org/10.26512/2446-564X2015e13341Palavras-chave:
Ontologia aristotélica, Cosmologia aristotélica, Lugar natural, Movimento natural, Movimento violentoResumo
Embora seja inegável que o patamar atual de desenvolvimento da ciência não tenha sido jamais igualado em qualquer período da história humana, somos herdeiros e sucessores de uma tradição ainda bastante jovem, cujos trezentos a quatrocentos anos empalidecem quando comparados aos vinte séculos de sobrevivência do sistema aristotélico. Nesse breve artigo de revisão, traçamos um esboço do que foram as vigas e os pilares desse edifício cuja destruição, pelas mãos de homens como Galileu e Descartes, foi uma das mais difíceis e profundas revoluções pelas quais o pensamento ocidental teve que passar, forjando seu caráter atual na exata medida da contraposição ao bem-sucedido sistema que forneceu um esquema completo de inteligibilidade dos fenômenos naturais dos universos da Antiguidade e da Idade Média.
Downloads
Referências
Polito, A. M. M., Olavo, L. S. F. A Filosofia da Natureza dos Pré-Socráticos. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 30, n. 2: p. 323-361, (2013).
Kirk, G. S., Raven, J. E., Schofield, M. The Presocratic Philosophers. Cambridge University Press, Cambridge (2007).
Olavo, L. S. F. Panorama do Desenvolvimento Histórico dos Conceitos da Física Tomo 1. (não publicado).
Lloyd, G. E. R. Early Greek Science: Thales to Aristotle W.W. Norton & Company, New York (1970).
Reale, G., Antiseri, D. História da Filosofia. vol. 1. Ed. Paulus, São Paulo (1990).
Kalkavage, P. Plato’s Timaeus. Focus Publishing, Newburyport (2001).
Grant, E. Physical Science in the Middle Ages. Cambridge University Press, Cambridge (1977).
McKeon, R. The Basic Works of Aristotle. The Modern Library, New York (2001).
Aristóteles. Metaphysics (traduzido para o inglês por J. Sachs), Oxford University Press Oxford (2008).
Aristóteles. Physics (traduzido para o inglês por R. Waterfield), Oxford University Press Oxford (2008).
Polito, A. M. M. Galileu, Descartes e uma Breve História do Princípio de Inércia. Physicae Organum, v. 1, n. 1, pag. 1 (2015).
Olavo, L. S. F. Aristóteles e a Construção da Física. eBFIS 3 007-1 (2014).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Physicae Organum : Revista dos Estudantes de Física da Universidade de Brasília

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

