Proposta de sequência didática aplicando um monocórdio e o uso de elementos musicais perceptuais como estruturantes para o ensino de conceitos de física ondulatória.

Auteurs-es

  • André Luís MIranda de Barcellos Coelho Universidade de Brasília
  • Antony Marco Mota Polito Universidade de Brasília

Mots-clés :

Física ondulatória. Música e física. Aprendizagem significativa. Monocórdio. Laboratório de física.

Résumé

Nesse trabalho, apresentamos uma proposta de sequência didática para o ensino de conceitos básicos de física ondulatória em turmas de segundo ano do Ensino Médio. Utilizamos elementos musicais perceptuais como alicerces sobre os quais desenvolvemos os conceitos físicos abstratos de comprimento de onda, frequência de oscilação, período de oscilação e velocidade de propagação de uma onda. Toda a sequência se articula em torno da utilização de um monocórdio (construído com materiais de baixo custo) no laboratório de física. Exploramos o funcionamento de um violão para introduzir um monocórdio e tornar significativa a aprendizagem dos conceitos físicos partindo de subsunçores pré-identificados. Observamos através dos dados coletados em laboratório que ao utilizar a música como elemento estruturante na construção de conceitos físicos abstratos os alunos demonstram mais interesse em aprender e apresentaram resultados mais satisfatórios nas avaliações.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

André Luís MIranda de Barcellos Coelho, Universidade de Brasília

Mestre em Ensino de Física. Atua como professor na Secretaria de Educação do Distrito Federal, além de em escolas particulares de Brasília. 

Antony Marco Mota Polito, Universidade de Brasília

Professor Adjunto do Instituto de Física da Universidade de Brasília. Doutor em Física, na área de Física Estatística.
Atualmente, trabalha com História e Filosofia da Física e com Ensino de Física, no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (SBF) ”“ IF”“UnB.

Références

RICARDO, Elio Carlos.O ensino das ciências no nível médio: Um estudo sobre as dificuldades na implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais.Depto. de Física - UFSC Florianópolis ”“ SC. Cad.Bras.Ens.Fís., v.19, n.3: p.351-370, dez. 2002.
CASTRO, M.H.G.; TIEZZI, S. A reforma do Ensino Médio e a implantação do ENEM no Brasil.In: BROCK, C.; SCHWARTZMAN, S. (Org.). Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, p. 119-154, 2005.
WALVY, O. W. C. As situações-problema como facilitadoras para a aprendizagem de conceitos fisicos no Ensino Médio. XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Rio de Janeiro: SBF, 2005.
AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula.In:CARVALHO, A. M. P. (org). Ensino de Ciências. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, p. 19-33, 2004.
MOREIRA, Marco Antonio. Teorias da aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
LAWTON, Joseph T., SAUNDERS, Ruth A., MUHS, Paul. Theories of Piaget, Bruner, and Ausubel: Explications and Implications. Inversity of Wisconsin-Madison.The Journal of Genetic Psychilogy, 136, 121-136, 1980.
PIETROCOLA, MAURÍCIO, A matemática como estruturante do conhecimento físico. Depto de Física ”“ UFSC Florianópolis ”“ SC, Cad. Cat. Ens. Fís., v.19, n.1: p.89-109, ago. 2002.
KAC, Marck, ROTA, Gian-Carlo. Discrete Thoughts, Essays on Mathematics, Science, and Philosophy.SecondEdition., SCHWARTZ, Jacob T,1993.
HARTMANN, W.M. The electronic music synthesizer and the physics of music.Department of Physics, Michigan State University, 1975.
YAMAMOTO, Issao; BARBETA, Vagner. Simulações de experiências como ferramenta de demonstração virtual em aulas de teoria de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 23, no.2, Junho, 2001
PAKER, Barry. Good Vibrations, The Physics of Music. The Jonhs Hopkins University Press, 2009.
GOTO, Mario. Física e música em consonância. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 2, 2307, 2009.
MELO, Ruth. A utilização das TIC’s no processo de Ensino e Aprendizagem da Física.3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação (Anais Eletrônicos). Universidade Federal de Pernambuco ”“ Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2010.
SANTOS, E.M.; MOLINA, C. e TUFAILE, A.P.B. Violão e guitarra como ferramentas para o ensino de física. Rev. Bras. Ensino Fís. [online].Vol.35, n.2, pp. 1-7. ISSN 1806-1117, 2013.
CATELLI, Francisco; MUSSATO, Gabriel A. As frequências naturais de uma corda de instrumento musical a partir de seus parâmetros geométricos e físicos. Mestrado em Educação e Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, RS, Brasil, 2014.
LAGO, B.L.. A guitarra como um instrumento para o ensino de física ondulatória. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. Vol.37, n.1 Epub 30-Mar-2015. ISSN 1806-9126, 2015.

COELHO, Suzana Maria.Acústica e música: uma abordagem metodológica para explorar sons emitidos por tubos sonoros, Faculdade de Física ”“ PUCPorto Alegre ”“ RS Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 1, p. 207-222, abr. 2015.
MOURA, Daniel De Andrade.O ensino de acústica no Ensino Médio por meio de instrumentos musicais de baixo custo.Física na Escola, v. 12, n. 1, SP, Brasil, 2011
WOOD, Alexander. The Physics of Music.M.A., D.SC, Late Fellow of Emanuel College, Cambridge, 2007.
BLEICHER, Lucas; SILVA, Moésio Medeiros da; RIBEIRO, Júlio Wilson y MESQUITA, Márcio Gurjão. Análise e Simulação de Ondas Sonoras Assistidas por Computador. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. vol.24, n.2, pp. 129-133. ISSN 1806-9126, 2002.
HECKLER, Valmir; SARAIVA, Maria; FILHO, Kepler. Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de óptica.Revista Brasileira de Ensino de Física, v.29, n.2, p267-273, 2007.
ARANTES, Alessandra Riposati; MIRANDA, Márcio Santos; STUDART, Nelson. Objetos de Aprendizagem no ensino de física: usando simulações do PheT.Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010.
FILHO, Geraldo. Simuladores Computacionais para o ensino de física básica: uma discussão sobre produção e uso. Mestrado Profissional em Ensino de Física, Universidade do Rio de Janeiro, 2010.
HEIDEMANN, Albuquerque; OLIVEIRA, Ângelo; VEIT, Eliane. Ferramentas online no ensino de ciências: uma proposta com o GoogleDocs. Universidade do Rio Grande Do Sul - Instituto de Física. Física na Escola, v.11, n.2, 2010.
CARVALHO, Cristiane. Uma revisão de literatura sobre o uso de softwares/simuladores/applets e principais referenciais teóricos no ensino de física. Departamento de Ciências Naturais, Universidade Federal de São João del Rei, 2012.
GUEDES, Anderson Guimarães. Estudo de ondas estacionárias em uma corda com a utilização de um aplicativo gratuito para smartphones. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. Vol.37, n.2, pp. 2502-1-2502-5. ISSN 1806-9126,2015.
Moreira, [24] MOREIRA, Marco. Organizadores prévios e aprendizagem significativa. Revista Chilena de Educación Científica, ISSN 0717-9618, Vol. 7, Nº. 2, 2008 , pp. 23-30. Revisado em 2012.
Simulação de uma onda em Corda. Disponível em: Acesso em: 12/06/2016.
Site oficial para o aplicativo Guitar Tuner para android. Disponível em: play.google.com/store/apps/details?id=com.gismart.guitar.tuner. Acesso em: 18/06/2016.
Site oficial para os softwares WavePad Audio Editing ePitchPerfect Musical Instrument Tuner. Disponível em: http://www.nch.com.au/ Acesso em: 18/06/2016.

Téléchargements

Publié-e

2016-11-03

Comment citer

Coelho, A. L. M. de B., & Polito, A. M. M. (2016). Proposta de sequência didática aplicando um monocórdio e o uso de elementos musicais perceptuais como estruturantes para o ensino de conceitos de física ondulatória. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 2(2). Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/12320

Numéro

Rubrique

Artigos