Um Estudo Histórico-Conceitual em Física de Partículas
Palavras-chave:
Física de Partículas, Partículas Elementares, Modelo Padrão, Intera- ções Fundamentais, História da Física.Resumo
Este artigo é resultado de um projeto de iniciação científica desenvolvido na Universidade de Brasília sob orientação da professora Vanessa Carvalho de Andrade do Instituto de Física, no período de 2020 à 2021. É um estudo histórico-conceitual em Física de Partículas com foco na cronologia de descobertas e propostas de partículas elementares capazes de explicar os experimentos de altas energias da época. Trata-se de uma introdução ao tema, sem se aprofundar na matemática. Ao decorrer desta linha do tempo são apresentadas as novas teorias e conceitos relacionados às propriedades intrínsecas destas partículas; no geral isso toma forma como o Modelo Padrão de Física de Partículas. Ademais, este texto tem potencial didático para apresentar a temática.
Downloads
Referências
Maria Cristina Batoni Abdalla. O discreto charme das partículas elementares. 1ª ed. Ilustrações de Sérgio Kon. São Paulo: Editora Unesp, 2006. isbn: 85-7139-641-8.
Anna Maria Freire Endler. Introdução à Física de Partículas. 1ª ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010. isbn: 978-85-7861-066-1.
Maria Cristina Batoni Abdalla. Sobre o discreto charme das partículas elementares. Disponível em:<https://www.sbfisica.org.br/fne/Vol6/Num1/charme.pdf> – acesso em 05 de Outubro de 2022.
José Abdalla Helayel-Neto Thales Costa Soares Humberto Belich Jr. Física de Partículas vista pelas Interações Fundamentais e Formação de Professores. 1ª ed. Ilustrações Adriano dos Santos. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018. isbn: 978-85-7861-526-0
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Physicae Organum - Revista dos Estudantes de Física da UnB
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).