ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA

UMA PROPOSTA PARA UM CENTRO DE ENSINO ESPECIAL

Autores

  • Rafaela Farias Pereira Seabra UnB
  • Ronni Geraldo Gomes de Amorim
  • Vanessa Carvalho de Andrade
  • Wallace de Oliveira Fernandes
  • William Acioli Freire de Gois

DOI:

https://doi.org/10.26512/2446-564X2025e58953

Palavras-chave:

Ensino por Investigação, Transformação de Energia, Inclusão

Resumo

Este presente trabalho tem como principal objetivo aplicar e analisar uma Sequência de Ensino Investigativo em um Centro de Ensino Especial da rede pública do Distrito Federal, vislumbrando verificar indícios de aprendizagem significativa de estudantes com necessidades educacionais especiais. A sequência de ensino foi norteada pelo Currículo em Movimento desta rede, bem como, pelos estudos de Carvalho sobre o ensino por investigação e aprendizagem significativa de Ausubel. A implementação da sequência sobre transformação de energia, nasceu da curiosidade dos estudantes em entender fenômenos vivenciados no dia a dia, relativos ao tema. Este trabalho resultou na construção de um objeto capaz de possibilitar o desenvolvimento motor, sensorial, social e cognitivo. Neste sentido, as atividades desenvolvidas buscaram o desenvolvimento de habilidades sociais, de linguagem, motoras e de qualidade de vida. As adequações curriculares procuraram atender necessidades individuais destes estudantes, onde a avaliação considerou os avanços dentro das possibilidades de cada um em um contexto de equidade para que fosse garantida a inclusão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BESSA, V. H. Teorias da aprendizagem. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2008. Disponível em: https://www.academia.edu/6461437/Howard_Gardner_e_a_Teoria_das_Multiplas_Inteligencias?auto=download. Acesso em: 09 ago. 2024.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: . Acesso em: 09 ago. 2024.

CARVALHO, Anna. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, p. 765-794, 2018. DOI: 10.28976/1984-2686rbpec2018183765. Disponível em: https://www.researchgate.net/download. Acesso em: 09 ago. 2024.

FARIAS, G. B. de. Contributos da aprendizagem significativa de David Ausubel para o desenvolvimento da competência em informação. Universidade Federal do Ceará, CE, Brasil, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/ZSNC6yjPGkG6t5kTQHC3Wxp/#ModalTutors. Acesso em: 09 ago. 2024.

MANUAL DO MUNDO. Descubra como a energia chega na sua casa. YouTube, 16 dez. 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BYpThzHDUlM. Acesso em: 20 jun. 2024.

RIBEIRO, Vilma. Energia: Formas e transformações. YouTube, 23 out. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CgVAfiwGALw. Acesso em: 12 jun. 2024.

SMILE AND LEARN. Eletricidade para crianças. YouTube, 29 set. 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MJK2NoETQZo. Acesso em: 15 jun. 2024.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL. Currículo em movimento da educação básica, educação especial. Brasília: SEEDF, 2024. Disponível em: https://www.educacao.df.gov.br/pedagogico-curriculo-em-movimento/. Acesso em: 09 ago. 2024.

Downloads

Publicado

2025-12-21

Como Citar

Farias Pereira Seabra, R., Gomes de Amorim, R. G., Carvalho de Andrade, V., de Oliveira Fernandes, W., & Acioli Freire de Gois, W. (2025). ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA: UMA PROPOSTA PARA UM CENTRO DE ENSINO ESPECIAL. Physicae Organum, 10(2), 156–172. https://doi.org/10.26512/2446-564X2025e58953

Edição

Seção

Ciência é 10!