VACINAÇÃO EM DEBATE: UMA PROPOSTA DE ENSINO INVESTIGATIVO COM ESTUDANTES DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Lenise Gonçalves da Silva Secretaria de Estado da Educação do Goiás
  • Darlan Quinta de Brito Curso de Especialização lato sensu em Ensino de Ciências – Ciência é Dez!
  • Alice Melo Ribeiro Instituto de Biologia, Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Ensino por investigação. Ensino de Ciências. Vacinação.

Resumo

Este trabalho consiste na avaliação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) na perspectiva do ensino por investigação e do trabalho em grupo, onde os conteúdos trabalhados situam-se no contexto das argumentações sobre a vacinação. A SEI foi motivada pela pergunta central: “Como a vacinação interfere na saúde coletiva?” e o estudo analisou as respostas iniciais dos alunos do 7º ano do ensino fundamental antes da atividade exploratória, seguidas das hipóteses validadas fornecidas coletivamente para a solução da situação-problema. Ao final, os alunos responderam novamente à pergunta central por meio da construção de um texto de sistematização coletivo, com base nos argumentos partilhados em aula. Observou-se que, por intermédio das interações discursivas realizadas entre os alunos e alunos-professora, os estudantes foram capazes de validar hipóteses que estavam associadas ao contexto da atividade executada, bem como ampliaram suas respostas à pergunta central, relacionando-as com os argumentos utilizados na aula. A abordagem investigativa associada ao trabalho em grupo gerou um ambiente favorável para a proposição e validação de argumentos de forma contextualizada, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF07CI10-C proposta pela BNCC.

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Publicado

2022-04-17

Como Citar

Goncalves da Silva, L., Quinta de Brito, D., & Melo Ribeiro, A. (2022). VACINAÇÃO EM DEBATE: UMA PROPOSTA DE ENSINO INVESTIGATIVO COM ESTUDANTES DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 8(1), 201–216. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/42271

Edição

Seção

Ciência é 10!

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