Estudo das consequências da aplicação de impressoras 3D no ambiente escolar
Mots-clés :
Impressão 3D. Educação. Ambiente Escolar. Inovação.Résumé
Este estudo tem o objetivo de captar e analisar algumas das diversas experiências de aplicação de impressão 3D na área da educação, buscando identificar também projetos que possam ser diretamente utilizados no processo de ensino nas mais diversas áreas. Busca-se acima de tudo sintetizar algumas das diversas possibilidades que inaugura-se com a aplicação desta tecnologia no ensino, mostrando o potencial e o impacto inovador de sua utilização no processo ensino-aprendizagem.
Téléchargements
Références
AGUIAR, Leonardo De Conti Dias.Um processo para utilizar a tecnologia de impressão 3d naconstrução de instrumentos didáticos para o ensino de ciências. 2016.
BADEN, Tom et all,Leveraging Open Hardware to alleviate the burden of COVID-19 on globalhealth systems. 2020.
BERNARD, Pawe; MENDEZ, James D. Drawing in 3D: Using 3D printer pens to drawchemical models.Biochemistry and Molecular Biology Education, 2020.
CANESSA, E.Low-cost 3D printing for science, education and sustainable development. In:CANESSA, E.; FONDA, C.; ZENNARO, M.; Low-cost 3D printing for science, educationand sustainable development. Trieste, Italy, 2013. p.13-18.Eath & Space Science News(EOS). Disponível em: <https://eos.org/articles/3-d-models-put-scientists-students-in-touch-with-planets>.Acesso em: 4 dez. 2019.
EVANGELISTA, F. L. ; OLIVEIRA, L. M. ; SOUZA, M. M . Relato do ensino de momentode alavanca e lógica de programação no Ensino Fundamental por meio de plataformaseletrônicas Download.A Física na Escola(Online), v. 17, p. 35-42, 2019.
FIOR, G.Plugnplay, do-it-yourself kits and pre-assembled 3D printers. In: CANESSA, E.;FONDA, C.; ZENNARO, M.; Low-cost 3D printing for science, education and sustainabledevelopment. Trieste, Italy, 2013. p.67-74.
FONDA, C.A practical guide to your first 3D print. In: CANESSA, E.; FONDA, C.; ZENNARO,M.; Low-cost 3D printing for science, education and sustainable development. Trieste, Italy,2013. p.25-60.
GONG, Hua et all,Custom 3D printer and resin for 18 mŒ 20 m microfluidic flow channels. Labon a Chip, v. 17, n. 17, p. 2899-2909, 2017.
JÚNIOR, Adauri Silveira Rodrigues et all, Um material potencialmente significativo parao ensino da engenharia civil utilizando impressora 3D e realidade aumentada: umaexperiência com alunos do ensino médio e do ensino superior/A potentially significantmaterial for the teaching of civil engineering using 3D printer and augmented reality:an experience with students of high school and higher education.Brazilian Journal ofDevelopment, v. 6, n. 3, p. 10855-10868, 2020.
KNILL, O. SLAVKOVSKY, E.Illustrating Mathematics Using 3D Printers. In: CANESSA, E.;
FONDA, C.; ZENNARO, M.; Low-cost 3D printing for science, education and sustainabledevelopment. Trieste, Italy, 2013. p.93-118.
LACAZE, Alberto Daniel; MURPHY, Karl Nicholas.Handheld 3D printer. U.S. Patent n.10,569,459, 25 fev. 2020.
LEAKEY,L.; DZAMBAZOVA, T.Prehistoric Collections and 3D Printing for Education. In:CANESSA, E.; FONDA, C.; ZENNARO, M.; Low-cost 3D printing for science, educationand sustainable development. Trieste, Italy, 2013. p.25-60.
LÜTOLF, G.Using 3D Printers at School: the Experience of 3drucken.ch. In: CANESSA, E.;FONDA, C.; ZENNARO, M.; Low-cost 3D printing for science, education and sustainabledevelopment. Trieste, Italy, 2013. p.149-158.
NASA. Disponível em: <https://nasa3d.arc.nasa.gov/>. Acesso em: 4 dez. 2019.NASA.
NASA Challenges Students to Create 3-D Designs for Astro-naut Health. 2016.Disponível em: <https://www.nasa.gov/feature/nasa-challenges-students-to-create-3-d-designs-for-astronaut-health>. Acesso em: 4 dez. 2019.
NASA. Space Tools On Demand:3D Printing in Zero G, 2014. Disponível em:<https://www.nasa.gov/sites/default/files/files/3D_Printing-v3.pdf>. Acesso em: 4 dez.2019.
NIH 3D PRINT EXCHANGE. Disponível em: <https://3dprint.nih.gov/>. Acesso em: 4 dez.2019.
ROSSI, P. CAMPANA, C.3D Printed Anatomic Replicas for Medical and Educational Purposesin Dental Surgery: Practical Projects from a Sustainable Development Point of View. In:CANESSA, E.; FONDA, C.; ZENNARO, M.; Low-cost 3D printing for science, educationand sustainable development. Trieste, Italy, 2013. p.183-189.
SCULPTEO, 2015.3D Printing in education: from eLearning to eMa-king. Disponível em: <https://www.sculpteo.com/blog/2015/11/17/3d-printing-in-education-from-elearning-to-emaking/>. Acesso em: 4 dez.2019.
SHEN, Zhen et all,3D printer spray nozzle structure and method thereof for controlling speed andprecision. U.S. Patent n. 10,500,778, 10 dez. 2019.
STRATASYS.Tecnologia FDM. Disponível em: <http://www.stratasys.com/br/impressoras-3d/technologies/fdm-technology>. Acesso em: 3 dez. 2019.
THE OFFICE OF JEREMY RIFKIN. Disponível em: <http://www.foet.org/JeremyRifkin.htm>. Acesso em: 3 dez. 2019.WANG, Feiyue et all,3D printer spray nozzle capable of adjusting cross section areas of extrudedmaterials and method for controlling printing speed and precision of the 3D printer spray nozzle.U.S. Patent n. 10,016,929, 10 jul. 2018.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Physicae Organum - Revista dos Estudantes de Física da UnB 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).