SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA EM BIOLOGIA
UMA PROPOSTA PARA ESTUDO DE ARTRÓPODES
DOI:
https://doi.org/10.26512/2446-564X2025e58203Palabras clave:
Investigação, Aprendizado, ResoluçãoResumen
O Ensino por Investigação é uma proposta pedagógica em que o estudante se torna o centro da aprendizagem. Nela há uma busca pela resolução de um problema com base em experimentos ou dados. O presente trabalho utilizou essa metodologia com o objetivo de analisar sua viabilidade na compreensão do conteúdo de Artrópodes, um tema de Biologia, em uma turma de 2º ano de Ensino Médio de uma escola pública do Distrito Federal. Além de verificar se o aprendizado teria mais sentido para os estudantes. Todo o projeto foi baseado na questão central da evolução da camuflagem dos artrópodes e do ambiente em que vivem. Foi possível também estudar as características gerais deste filo animal. E teve como resultado uma maior participação dos discentes nas aulas e a solução da pergunta. Além da criação de um animal camuflado em determinado ambiente, seguindo as características aprendidas em aula. E, dessa forma, a construção e consolidação do conhecimento proposto.
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