Um Estudo Histórico-Conceitual em Física de Partículas

Autores

  • Vinícius Cerqueira Silva Instituto de Física - Universidade de Brasília
  • Vanessa Carvalho de Andrade Instituto de Física - Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Física de Partículas, Partículas Elementares, Modelo Padrão, Intera- ções Fundamentais, História da Física.

Resumo

Este artigo é resultado de um projeto de iniciação científica desenvolvido na Universidade de Brasília sob orientação da professora Vanessa Carvalho de Andrade do Instituto de Física, no período de 2020 à 2021. É um estudo histórico-conceitual em Física de Partículas com foco na cronologia de descobertas e propostas de partículas elementares capazes de explicar os experimentos de altas energias da época. Trata-se de uma introdução ao tema, sem se aprofundar na matemática. Ao decorrer desta linha do tempo são apresentadas as novas teorias e conceitos relacionados às propriedades intrínsecas destas partículas; no geral isso toma forma como o Modelo Padrão de Física de Partículas. Ademais, este texto tem potencial didático para apresentar a temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Maria Cristina Batoni Abdalla. O discreto charme das partículas elementares. 1ª ed. Ilustrações de Sérgio Kon. São Paulo: Editora Unesp, 2006. isbn: 85-7139-641-8.

Anna Maria Freire Endler. Introdução à Física de Partículas. 1ª ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010. isbn: 978-85-7861-066-1.

Maria Cristina Batoni Abdalla. Sobre o discreto charme das partículas elementares. Disponível em:<https://www.sbfisica.org.br/fne/Vol6/Num1/charme.pdf> – acesso em 05 de Outubro de 2022.

José Abdalla Helayel-Neto Thales Costa Soares Humberto Belich Jr. Física de Partículas vista pelas Interações Fundamentais e Formação de Professores. 1ª ed. Ilustrações Adriano dos Santos. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018. isbn: 978-85-7861-526-0

Downloads

Publicado

2023-01-09

Como Citar

Cerqueira Silva, V. ., & Carvalho de Andrade, V. . (2023). Um Estudo Histórico-Conceitual em Física de Partículas. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 8(2), 75–92. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/45721

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)