CURSO DE ESCRITA CIENTÍFICA NA SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UNB:

UM ESTUDO DE CASO SOBRE LETRAMENTO CIENTÍFICO

Autores/as

  • Marcello Ferreira UnB
  • Marcos Rogério Martins Costa Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo/Universidade de Brasília /Escrita com Ciência https://orcid.org/0000-0002-4627-9989
  • Érika Nazaré Gadelha Meira Cerqueira Escrita com Ciência
  • Demétrio Antonio da Silva Filho UnB
  • Olavo Leopoldino da Silva Filho UNB
  • Khalil Oliveira Portugal UNB
  • Deise Mazzarella Goulart Ferreira UNB
  • Antonio Marques dos Santos IFRN

Palabras clave:

Escrita Científica. Educação profissional e tecnológica. Semana universitária. Popularização da ciência. Curso on-line.

Resumen

Este estudo descreve a implementação de um curso de escrita científica realizado pelo Instituto de Física da Universidade de Brasília durante a Semana Universitária entre 2020 e 2023. O curso, voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, teve início durante a pandemia, atendendo à demanda acadêmica na redação de textos científicos. Com abordagem remota, desdobrou tópicos como estruturação do texto científico, ética acadêmica e pesquisa, sendo disponibilizado também para a comunidade em geral, com participantes de diferentes regiões do Brasil e países lusófonos. Realizado via plataforma on-line, o curso apresentou taxa de aprovação superior a 50% em todas as edições, contrariando a média de evasão elevada durante a semana universitária. Esse êxito reflete-se na popularização do discurso científico por meio da didatização dos conteúdos, acesso flexível às tecnologias digitais e avaliações adequadas. Esta experiência contribuiu para a difusão das normas técnicas na redação científica, promovendo a melhoria da qualidade dos textos acadêmicos na comunidade profissional e tecnológica de física.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcello Ferreira, UnB

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto e Centro Internacional de Física, Universidade de Brasília. marcellof@unb.br

Marcos Rogério Martins Costa, Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo/Universidade de Brasília /Escrita com Ciência

Doutor e Mestre em Letras pelo programa de pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral Universidade de São Paulo (USP); graduado em Letras (Português/Linguística) pela mesma instituição e em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Atua, atualmente, como Professor no Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB) e na Equipe Multidisciplinar do Centro de Educação a Distância da UnB. É escritor imortal da Academia Contemporânea de Letras (ACL), ocupando a cadeira 21, cujo patrono é Érico Veríssimo. Possui experiência em Língua Portuguesa, Linguística Geral, Semiótica, Análise do Discurso (AD-Francesa) e Estudos do Círculo de Bakhtin. Suas outras áreas de interesse são Ciências da Linguagem, Modelos de Ensino e Aprendizagem e Novas Mídias.

Érika Nazaré Gadelha Meira Cerqueira, Escrita com Ciência

Escrita com Ciência, Brasília, Distrito Federal. gadelha.erika01@gmail.com

Demétrio Antonio da Silva Filho, UnB

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto e Centro Internacional de Física, Universidade de Brasília. dasf.all@gmail.com 

Olavo Leopoldino da Silva Filho, UNB

Doutor em Física pela Universidade de Brasília. Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade de Brasília – Brasília-DF

 

Khalil Oliveira Portugal, UNB

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade de Brasília – Brasília-DF

Deise Mazzarella Goulart Ferreira, UNB

Doutoranda em Administração pela Universidade de Brasília. Administradora no Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília – Brasília-DF

Citas

ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1998.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: Informação e documentação – Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2003a.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: Informação e documentação – Resumo – Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2003b.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2017.

BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: Outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2008.

BRAIT, Beth; SOUZA-E-SILVA, Maria Cecília (Orgs.). Texto ou discurso?. São Paulo: Contexto, 2012.

CEAD. Plataforma Aprender 2. Curso de extensão: Escrita científica. CEAD, 2023. Disponível em: https://aprender2.unb.br/course/view.php?id=2387 Acesso em: 04 jan. 2024.

CEAD. Portfólio. Publicações. CEAD, 2024. Disponível em: https://cead.unb.br/cead/portfolio/producao-bibliografica Acesso em: 04 jan. 2024.

COSTA, Marcos Rogério Martins. Letramento científico: contextos, desafios e avanços. Pós-doutoramento. Supervisor: Prof. Dr. Marcello Ferreira. Instituto de Física. Brasília: Universidade de Brasília, 2022.

COSTA, Marcos Rogério Martins; FERREIRA, Marcello. Letramento científico no século XXI: um estudo de caso da UnB. In: Anais da 4ª Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica: instituições, saberes pedagógicos e práticas escolares. Porto, Portugal, de 4 a 8 de abril de 2022.

COSTA, Marcos Rogério Martins; GIMENES, Roseli; FERREIRA, Marcello. Letramento científico nas aulas de literatura. Propostas para o ensino de gêneros textuais orais. In: COSTA, Marcos Rogério Martins; GIMENES, Roseli. Letramento científicos em tempos de negacionismo: estudos contemporâneos. Curitiba: Bagai, 2022, p. 11-36.

CRUZ, Roberto Moraes et al. Qualidade da redação científica: desafio à formação de pesquisadores e à publicação. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, v. 20, n. 1, p. I-II, jan-mar. 2020.

DIDIO, Lucie. Leitura e produção de textos: comunicar melhor, pensar melhor, ler melhor, escrever melhor. São Paulo: Atlas, 2013.

DISCINI, Norma. Comunicação nos textos: leitura, produção, exercícios. São Paulo: Contexto, 2007.

FAULSTICH, Enilde Leite de Jesus. Como ler, entender e redigir um texto. 27 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

FIORIN, José Luiz (Org.). Introdução à linguística: I. Objetos de estudo. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2013.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

GARCIA, Othon Maria. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 27. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2011.

GARCEZ, Lucilia Helena do Carmo. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

GRILLO, Sheila Vieira de Camargo. Gêneros primários e genêros secundários no círculo de Bakhtin: implicações para a divulgação científica. Revista Alfa, São Paulo, v. 52, n. 1, p. 57-79, 2008.

HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood. An Introduction to Functional Grammar. Londres: Arnold, 1985.

HILGERT, José Gaston. Procedimentos de reformulação: a paráfrase. In: PRETI, Dino (Org.). Análise de textos orais. São Paulo: FFLCH; USP, 1993. p. 103-127.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação. Tradução de Maria Cecília Souza-e-Silva e Décio Rocha. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. Tradução de Maria Cecília Souza-e-Silva e Décio Rocha. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MEDEIROS, João Bosco. Redação científica. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-RUTH, Désirée (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola: 2005.

PEREIRA, Maurício Gomes. Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

PLATÃO, Francisco; FIORIN, José Luiz. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1996.

Publicado

2024-09-02

Cómo citar

Ferreira, M., Costa, M. R. M., Cerqueira, Érika N. G. M., Silva Filho, D. A. da, Silva Filho, O. L. da, Portugal, K. O., … dos Santos, A. M. (2024). CURSO DE ESCRITA CIENTÍFICA NA SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UNB:: UM ESTUDO DE CASO SOBRE LETRAMENTO CIENTÍFICO. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 9(1), 27–40. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/53304

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2