ABORDAGEM INVESTIGATIVA SOBRE PILHAS E BATERIAS

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Ensino por investigação, Eletroquímica.

Resumo

O trabalho apresentado é resultado da aplicação de um plano de aula adotando a metodologia investigativa e tendo por referencial teórico a Aprendizagem Significativa sobre a temática Eletroquímica, tendo como foco principal "pilhas e baterias". Para isso, foi elaborada uma questão problema, a partir da qual os alunos deveriam se engajar na resolução, refletindo, analisando e manipulando os objetos, trabalhando as variáveis, interpretando, elaborando e testando os dados e hipóteses, para chegar ao resultado final. O papel do professor nessa atividade foi o de mediar todo o processo investigativo, interferindo minimamente. Foram levantados os conhecimentos prévios dos alunos para se certificar da existência de subsunçores e reforçar conceitos indispensáveis ao aluno para participar da aplicação da atividade investigativa. Os conceitos foram organizados de forma hierárquica e gradual, de modo a induzir os aprendizes a obter novos conhecimentos a partir de conhecimentos pré-existentes na sua estrutura cognitiva. Participaram dessa atividade investigativa 30 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Monte Alegre de Minas, situada na cidade de Monte Alegre no estado de Minas Gerais. Com foco em obter uma melhor qualidade no ensino e melhor resultado no aprendizado, a atividade foi aplicada seguindo o modelo de ensino Híbrido estipulado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, ou seja, as atividades foram desenvolvidas de modo presencial e remoto, alternadamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília

imagem2.jpg INSTITUTO DE FÃSICA, UNIVERSIDADE DE BRASÃLIA.

  • Formação: Dr. em Física, Mestre em Física, Mestre em Filosofia, Bacharel em Física, Matemática, Ciências da Computação e Filosofia.
  • Interesses: História da Física, Filosofia da Física, Ensino de física, Fundamentos de Mecânica Quântica.
  • Atuação Profissional: Professor Associado do Instituto de Física da Universidade de Brasília - UnB
  • Membro efetivo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Pólo 01
  • Coordenador de Licenciatura em Física - Instituto de Física, Universidade de Brasília - Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Referências

ATKINS, P.; DE PAULA, J. Atkins, física-química. Rio de Janeiro: LTC, 2008. v. 1.

ATKINS, P.; DE PAULA, J. Atkins, física-química. Rio de Janeiro: LTC, 2008 . v. 2.

ATKINS, Peter. Princípios de Química. Porto Alegre: Bookman, 2001.

AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por Investigação: Problematizando as Atividades em Sala de Aula. In: CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências – Unindo a Pesquisa e a Prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004,

AUSUBEL, D., NOVAK, J., & HANESIAN, H. Educational Psychology: A Cognitive View (2nd Ed.). New York: Holt, Rinehart & Winston, 1978.

AUSUBEL, D. The Psychology of Meaningful Verbal Learning. New York: Grune & Stratton, 1963.

AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por Investigação: Problematizando as Atividades em Sala de Aula. In: CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências – Unindo a Pesquisa e a Prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004,

BARUTEAU et al. (2014) in: Protoplanetary Disks and Stars VI, University of Arizona Press, 667.

CACHAPUZ, António et al. A necessária renovação do ensino das ciências. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CHINN, C; MALHOTRA, B.A. Epistemologically authentic inquiry in schools: A theoretical framework for evaluating inquiry tasks. New Brunswick:Science Education, v.86, p.175-218, 2002.

DEWEY, J. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. Tradução de Haydée Camargo Campos. São Paulo: Editora Nacional, 1979a. Atualidades Pedagógicas; Vol. 2.

CHINN, C; MALHOTRA, B.A. Epistemologically authentic inquiry in schools: A theoretical framework for evaluating inquiry tasks. New Brunswick:Science Education, v.86, p.175-218, 2002.

FELTRE, Ricardo. Fundamentos de Química: vol. 1. 4ª.ed. São Paulo: Moderna, 2005.

FELTRE, Ricardo. Fundamentos de Química: vol. 2. 4ª.ed. São Paulo: Moderna, 2005.

FELTRE, Ricardo. Fundamentos de Química: vol. 3. 4ª.ed. São Paulo: Moderna, 2005.

FLECK, L. Gênesis and Development of a Scientifc Fact. Chicago: The University of Chicago Press, 1979,

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Vozes, 1985.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HALL, Nina e colaboradores. Neoquímica: A química moderna e suas aplicações. Porto Alegre: Bookman, 2004.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, c2009 vol 1;

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, c2009 vol 2;

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, c2009 vol 3;

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, c2009 vol 4;

LAKATOS, E. M; MARCONI, M. de A. Fundamentos de Metodologia Científica. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LEHNINGER AL, N. D. L. & COX, M.M. Principios de Bioquímica. 6a. Ed. Artmed. 2014

LIPMAN, M. A filosofia vai à escola. Tradução de Maria Elice de Brzezinski Prestes e Lucia maria Silva Kremer. São Paulo/SP: Summus, 1990.

Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes

Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica.

Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997, 136p.

MUNFORD, D e LIMA, M.E.C.C. Ensinar ciências por investigação: em que estamos de acordo? Ensaio pesquisa em educação em ciências. v.9, n.1, Dez; 2007

SANTOS, W.L.P; MORTIMER, E.F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências. v.2, n.2, dez., 2002

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigação em Ensino de Ciências, v.16, n.1, p.59-77, 2011.

SEARS, Francis Weston; ZEMANSKY, Mark Waldo; YOUNG, Hugh D.; FREEDMAN, Roger A. 12. ed. São Paulo, SP: Pearson Addison Wesley, c2008-2009 vol 3;

ZÔMPERO, A. F.; LABURÚ, C. E. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, v. 13, n. 3, p. 67-80, set./dez., 2011. Disponível em: <http://www.portal.fae.ufmg.br/ seer/index.php/ensaio/article/view/309/715 >. Acesso em: 01 mar. 2015.

Downloads

Publicado

2022-04-17

Como Citar

Rodrigues Rezende, M. A., Silva Filho, O. L. da, Ferreira, M., & Silva da Silva, A. L. (2022). ABORDAGEM INVESTIGATIVA SOBRE PILHAS E BATERIAS. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 8(1), 77–98. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/42818

Edição

Seção

Ciência é 10!

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2