DA CAPITAL FEDERAL AO NORDESTE BRASILEIRO: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

From the Federal Capital to Brazil’s Northeast: Heritage Education in pandemic times

Autores

  • Deisyanne Câmara Alves de Medeiros
  • Carlos Eduardo Lins Onofre
  • Gabriela Barbosa Bruno
  • Isabele Carvalho de Oliveira
  • Jessica Sousa Duarte

Palavras-chave:

Educação Patrimonial, Isolamento Social, Redes Sociais

Resumo

O presente artigo relata a ação conjunta de Educação Patrimonial entre as atividades de Extensão pertencentes a duas instituições de ensino com contextos distintos: o “Pé na Estrada”, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade
de Brasília e o Núcleo de Extensão de Prática em Projetos de Edificações (NUPPE), do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (RN), campus São Gonçalo do Amarante. As duas realidades aproximam-se de maneira colaborativa através do desenvolvimento de atividades on-line e materiais para famílias em isolamento social, na Semana PÉ+NUPPE. Como resultado, tor nou-se possível, portanto, uma viagem virtual em que o “Pé na Estrada” e o NUPPE exploram um pouco da produção arquitetônica potiguar, através dos “jogos sérios”, como meio de fortalecer a identidade cultural local e reforçar o papel social das duas instituições de ensino no momento de distanciamento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Gurgel, A.P.C., Oliveira, A.I.D., Rodrigues, A.C.M., Silva, J.A.C., & Mendes, V.V. (2020). Pé em casa: educação patrimonial em tempos de isolamento social. Revista Com Censo: Estudos Educacionais Do Distrito Federal, 7(3), 170-177. Recuperado de http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/934

Gurgel, A. P. C. & Moreira, L. M. (2019) Ludocidade: Uso de Jogos e Videogames para o Urbanismo e o Planejamento Urbano. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, 8(2), 72-88.

Koch, C. & Lode, M. & Stohr, D. & Rizk, A. & Steinmetz, R. (2018). Collaborations on YouTube: From Unsupervised Detection to the Impact on Video and Channel Popularity. ACM Transactions on Multimedia Computing Communications and Applications, 14(4), 1-23. doi:10.1145/3241054

Lima, A., & Arrais, R (Diretores). (2019). A Província Moderna. Obtido de https://www.youtube.com/watch?v=no4vZVHUjBM

Martín-Barbero, J. Tecnicidades, identidades, alteridades: mudanças e opacidades da comunicação no novo século. 2006. In: Szlachta, Arnaldo M. S., Jr. & Ramos, M. E. T (2019). Possibilidades para a educação patrimonial por meio de games de realidade aumentada. Revista Métis: história & cultura.18(36), 97 - 119. Recuperado de http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/7799

Youtube. Youtube Creator Academy. Colaboração. Recuperado de: https://creatoracademy.youtube.com/page/lesson/collaboration?hl=pt-br. Acesso em: 26 out. 2020

Publicado

2022-01-04

Como Citar

DEISYANNE CÂMARA ALVES DE MEDEIROS; CARLOS EDUARDO LINS ONOFRE; GABRIELA BARBOSA BRUNO; ISABELE CARVALHO DE OLIVEIRA; JESSICA SOUSA DUARTE. DA CAPITAL FEDERAL AO NORDESTE BRASILEIRO: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: From the Federal Capital to Brazil’s Northeast: Heritage Education in pandemic times. Participação, [S. l.], v. 20, n. 36, p. 55–69, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/45986. Acesso em: 25 nov. 2024.