MEInstruaAÇÃO: eventos de letramento sobre menstruação, meio ambiente e ciência em escolas do DF
Palavras-chave:
ODS, Meio ambiente, Educação ambiental, pobreza, dignidade menstrual, meninas na ciência, letramentoResumo
O problema multidimensional da pobreza e dignidade menstrual em contextos brasileiros orienta a ação desenvolvida que objetivou produzir evidências e saberes identificados em discursos sobre tal realidade, a fim de gerar subsídios para proposições de ações inovadoras para o enfrentamento dos problemas desencadeados pela falta de direitos dos corpos que menstruam em práticas escolares no Distrito Federal. Por meio da etnográfica discursivo-crítica, foram realizados eventos de letramentos críticos sobre educação menstrual em escolas. Foi proposta uma prática de letramentos sobre educação menstrual emancipatória e inclusiva por meio de dois eventos articulados com as disciplinas de Humanas, Biológicas e da Terra, com o objetivo de debater sobre as relações entre pobreza menstrual, meio ambiente/saneamento, por meio de duas rodas de conversa. Atividades de letramento crítico, tendo como base ação pedagógica decolonial, refutam e problematizam as condições ontológicas-existenciais interseccionais para transformá-las. Ações pedagógicas decoloniais e críticas exigem que a comunidade escolar se repense e ressignifique a sua forma de compreender a sociedade e seus inúmeros problemas, como por exemplo o da pobreza menstrual.
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