A contribuição da extensão universitária na formação acadêmica através do Projeto EACINE com o documentário: “É Rio Ou Valão“

Autores/as

  • Suzana Bittencourt Universidade Federal do Pará
  • Márcia Bezerra Universidade Federal do Pará
  • Luiza Nakayama Universidade Federal do Pará

Palabras clave:

Recurso audiovisual, Documentário, Ensino-aprendizagem, Educação Ambiental, Meio ambiente

Resumen

O audiovisual é um instrumento de ensino-aprendizagem em Educação Ambiental (EA). Com o objetivo de avaliar a eficácia do documentário “É rio ou valão?” (7ª. Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente do Circuito Tela Verde Especial do Ministério do Meio Ambiente) no ensino-aprendizagem em EA, realizamos as atividades, em escolas da região metropolitana de Belém – PA, totalizando um público-alvo de 178 alunos do ensino fundamental. Dividimos, didaticamente, as atividades em três momentos: 1. Diálogo com os estudantes sobre o Projeto EACINE e distribuição de um questionário semiestruturado; 2. Exibição do documentário; 3. Roda de conversa, com distribuição do mesmo questionário. Ao analisarmos os questionários, podemos afirmar que houve relevante evolução nas reflexões e nos argumentos dos alunos, ao compararmos os momentos 1 e 3. Percebemos que, na roda de conversa, o desempenho dos alunos nas respostas faladas foi melhor do que nas escritas. Nas falas dos alunos, houve contribuições para o embasamento teórico de uma cidadania crítica, com quebras de paradigmas, além do desejo de desenvolver sugestões positivas e de realizar ações responsáveis, a fim de expandir horizontes e de solucionar os problemas da comunidade em que vivem. Portanto, o documentário despertou o interesse dos alunos, tendo em vista que o tema também é um problema presente na realidade belenense contribuindo, também, para construção de conceitos e para expressão de saberes de cidadania. Para os graduandos de Biologia da UFPA, participantes desse projeto, o documentário foi uma forma eficiente de não só aprender a ensinar, mas também de aprender a aprender, com os alunos do ensino fundamental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS – ANA. Quantidade de água. Disponível em: https://www.gov.br/ana/pt-br/panorama-das-aguas/quantidade-da-agua. Acesso em: 20/10/2023.

ARAÚJO, M. F. F.; DANTAS, C. M.; AMORIM, A. S.; SILVEIRA, A. S.; MEDEIROS, M. L. Q. Concepções prévias de professores do ensino básico de uma região semiárida sobre qualidade de água. Educação Ambiental em Ação, n. 38, v. 10, Dez/2011/Fev2012. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1157. Acesso em: 20/10/2023.

ATAIDE, B. S.; BITTENCOURT, S. C. S.; NAKAYAMA, L. O documentário “é rio ou valão?”, como instrumento de ensino e aprendizagem em educação ambiental. In: V ENCONTRO METROPOLITANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: BIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE AMAZÔNICA, p. 06-10, 2019.

ATAIDE, B. S.; BRASIL, J. R.; ALVES, F. L.; BEZERRA, M. F. C.; NAKAYAMA, L. Audiovisual: uma alternativa para o ensino de Educação Ambiental. In: XXX SEMANA NACIONAL DE OCEANOGRAFIA, 2018, Rio Grande - RS.

BELFORT, F. A. A.; ALVES, F. L.; BRASIL, J. R.; BEZERRA, M. F. C.; NAKAYAMA, L. Projeto de ensino para educação ambiental em escolas paraenses: EACINE. In: XXX SEMANA NACIONAL DE OCEANOGRAFIA, 2018, Rio Grande - RS.

BEZERRA, M. F. C.; BITTENCOURT, S. C. S.; NAKAYAMA, L. Contribuições da Revista Educação Ambiental em Ação para difusão do audiovisual, como instrumento de ensino e aprendizagem: edições de número 1 a 38. Educação Ambiental em Ação, n. 71, ano XIX, p. 1-15, Jun/Ago 2020. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3926. Acesso em: 20/10/2023.

BEZERRA, Z. F.; SENA, F. A.; DANTAS, O. M. S.; NAKAYAMA, L.; SANTANA, A. R. Comunidade e escola: reflexões sobre uma integração necessária. Educar em Revista, n. 37, p. 279-291. 2010. Acesso em: 20/10/2023.

BITTENCOURT, S. C. S.; BEZERRA, M. F. C.; NAKAYAMA, L. Avaliação do estado da arte do audiovisual na revista educação ambiental em ação, como instrumento de ensino e aprendizagem, com ênfase nas edições 59 a 75. Educação Ambiental em Ação, n. 83, v. 21, p. 1-33, jun/ago 2023. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=4551. Acesso em: 20/10/2023.

BITTENCOURT, S. C. S.; BEZERRA, M. F. C.; NAKAYAMA, L. Contribuições da Revista Educação Ambiental em Ação para difusão do audiovisual, como instrumento de ensino e aprendizagem: edições de número 39 a 58. Educação Ambiental em Ação, n. 74, v. 19, p. 1-35, Mar/Maio 2021. Disponível em: https://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=4123. Acesso em: 20/10/2023.

BRASIL, J. R.; ALVES, F. L.; BEZERRA, M. F. C.; NAKAYAMA, L. O uso do recurso audiovisual para o ensino-aprendizagem de educação ambiental em escolas paraenses: PROJETO EACINE. Educação Ambiental em Ação, n. 67, ano XVIII, Mar/Maio 2019a. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3591. Acesso em: 20/10/2023.

BRASIL, J. R.; ALVES, F. L.; BEZERRA, M. F. C.; NAKAYAMA, L. Projeto: EACINE como instrumento de aprendizagem em escolas de Belém – PA. VERSÃO IV. 1º. SIEPE e XIX Jornada de Extensão Universitária, 2018.

BRASIL, J. R.; BEZERRA, M. F. C.; NAKAYAMA, L. O documentário “homem e os recifes” como recurso didático no ensino da Educação Ambiental. Educação Ambiental em Ação, n. 68, ano XVIII, Jun/Ago 2019, p. 1-15, 2019b. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3695. Acesso em: 20/10/2023.

BRASIL, J. R.; SANTOS, A. L. P.; BEZERRA, M. F. C.; NAKAYAMA, L. Documentários do Circuito Tela Verde como instrumento de Educação Ambiental, em instituições de ensino fundamental belenenses – PA. In: III Encontro Metropolitano de Atividades Programadas em Educação Ambiental: Dialogando com diversidade cultural e os saberes amazônicos, p. 80-83, 2016/2017.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. In: Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. p. 534- 562.

FREITAS FILHO, J. R.; SANTOS, E. R.; LIMA SANTANA, G. P.; DIAS, V. D.; FREITAS, J. C. R.; FREITAS, C. R. Situação de estudo: o Rio Carimã da Cidade dos Barreiros no contexto socio-ambiental. Educação Ambiental em Ação, n. 23, v. 6. Mar/Maio 2008. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=560. Acesso em: 20/10/2023.

GIESTA, N. C. Cotidiano escolar e formação reflexiva do professor: moda ou valorização do saber docente? 2. ed. Araraquara: Junqueira & Marin, 2005.

LIMA, A. P. Y.; RAMOS, A. S.; NAKAYAMA, L.; BITTENCOURT, S. C. S. EACINE como instrumento de aprendizagem em escolas de Belém – PA, parte II. In: I CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE ENSINO E EXTENSÃO – I CIENEX. 2016a.

LIMA, A. P. Y.; RAMOS, A. S.; SILVA, T. M.; BITTENCOURT, G. C.; NAKAYAMA, L.; BITTENCOURT, S. C. S. O EACINE vai à E.E.E.F.M. Lauro Sodré - Albatroz: um projeto pela vida. In. II Pan-amazônico de Educação Ambiental, VIII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. 2014.

LIMA, A. P. Y.; RAMOS, A. S.; SILVA, T. M.; NAKAYAMA, L. EACINE: os frutos da Extensão Universitária em Educação Ambiental, no ensino básico de Belém – PA. In: XVIII Jornada de Extensão Universitária da UFPA - Recursos Naturais: Ciência, Direito e Realidade, 2015.

LIMA, A. P. Y.; RAMOS, A. S.; SILVA, T. M.; NAKAYAMA, L.; BITTENCOURT, S. C. S. Educação Ambiental em escolas paraenses: Projeto EACINE. Educação Ambiental em Ação, n. 55, Ano XIV, p. 1-10, Mar-Maio/2016b. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2277. Acesso em: 20/10/2023.

LIMA, A. P. Y.; RAMOS, A. S.; BRASIL, J. R.; MESQUITA, H. R.; NAKAYAMA, L. “Albatroz- um projeto pela vida" como instrumento de Educação Ambiental para graduandos de Oceanografia da UFPA. 17º. Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar – COLACMAR. 13 a 17 de novembro de 2017, Balneário Camboriu - SC.

LOUREIRO, C. F. B. Pesquisa-ação participante e Educação Ambiental: uma abordagem dialética e emancipatória. In: TOZONI-REIS, M. F. C. (Org.). A pesquisa-ação-participativa em educação ambiental: reflexões teóricas. São Paulo: Annablume, p. 13-56, 2007.

LOUREIRO, T. C. P.; NAKAYAMA, L. Projeto: EACINE como instrumento de aprendizagem em escolas de Belém – PA. VERSÃO V. XX Jornada de Extensão Universitária, 2019.

PEREIRA, A. B. Aprendendo ecologia através da educação ambiental. Porto Alegre: Sagra - DC Luzzatto, 1993.

RAMOS, A. S.; LIMA, A. P. Y.; NAKAYAMA, L. Projeto EACINE como instrumento de aprendizagem em escolas de Belém – PA. In: XVIII Jornada de Extensão Universitária da UFPA - Recursos Naturais: Ciência, Direito e Realidade, 2015.

RAMOS, A. S.; LIMA, A. P. Y.; NAKAYAMA, L.; BITTENCOURT, S. C. S. O uso do audiovisual como uma ferramenta pedagógica para a Educação ambiental, parte II. In: I CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE ENSINO E EXTENSÃO – I CIENEX. 2016.

SANTOS, A. L. P.; BRASIL, J. R.; BEZERRA, M. F.C.; NAKAYAMA, L. Projeto EACINE como instrumento de ensino-aprendizagem em Educação Ambiental, para escolas paraenses. Educação Ambiental em Ação, n. 60, Ano XVI, p. 1-11, Jul-Ago/2017. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2717. Acesso em: 20/10/2023.

SANTOS, A. L. P.; BRASIL, J. R.; SILVA, L. F.; NAKAYAMA, L. Terra do Meio como instrumento para educação ambiental, no Colégio Alfa, Belém – PA. In: I CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE ENSINO E EXTENSÃO – I CIENEX.

SILVA, J. C. F.; SANTOS, C. C. Problemática ambiental dos rios urbanos: vulnerabilidades e riscos nas margens do Riacho da Prata na cidade de Lajedo-PE. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 03, p. 488-508, 2012.

SILVA, L. F.; BITTENCOURT, S. C. S.; NAKAYAMA, L. Documentário “Terra do Meio” como instrumento para educação ambiental: eu sou floresta... Resumo expandido. In: VIII FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA – VIII FIPED. 9 a 11 de novembro de 2016, Imperatriz, Maranhão.

SILVA, T. M.; BITTENCOURT, G. C.; NAKAYAMA, L.; BITTENCOURT, S. C. S. No caminho do uçá: Tela Verde como instrumento de ensino e aprendizagem. In: II ENCONTRO METROPOLITANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA, 2013. Belém- PA, Anais... p. 17-19, 2014.

SILVA, T. M.; BITTENCOURT, G. C.; RABELO, F. M.; SIMÕES, C. C.; NAKAYAMA, L.; BITTENCOURT, S. C. S. Nas águas do Piracicaba: Tela Verde como instrumento de ensino e aprendizagem. Resumo expandido. Anais... p. 11-14. In: I ENCONTRO METROPOLITANO DE PEDAGOGIA EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES E I ENCONTRO METROPOLITANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA. Belém- PA, 2013.

SILVEIRA, F. P. R. A. A educação ambiental no ensino de biologia. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4142. Acesso em: 20/10/2023.

SOUZA, J. F. Pesquisa-ação participante: realidades e desafios. Tópicos Educacionais, v. 15, n. 1/2, p. 65-104, 1997.

Publicado

2023-12-29

Cómo citar

BITTENCOURT, Suzana; MÁRCIA BEZERRA; LUIZA NAKAYAMA. A contribuição da extensão universitária na formação acadêmica através do Projeto EACINE com o documentário: “É Rio Ou Valão“. Participação, [S. l.], v. 1, n. 40, p. 129–145, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/51279. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.